Simulado: Idade Moderna (Século XVIII) - Exercícios com Gabarito

10 questões História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Idade Moderna (Século XVIII) - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

240 resolveram
37% acertos
Difícil
1 gabaritaram
14 ótimo
59 bom
129 regular
38 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54266. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-DF) “O primeiro homem a quem ocorreu pensar e dizer ´isto é meu´, e encontrou gente suficientemente ingênua para acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras e assassínios teriam sido evitados ao gênero humano se aquele, arrancando as estacas, tivesse gritado: Não, impostor.”

Apud: C. Vicentino – Op. cit., p. 237.

Essa afirmação, feita por Jean-Jacques Rousseau, permite concluir que esse pensador estava criticando especialmente:

2Questão 54267. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

A Primeira Revolução Industrial, iniciada em fins do século XVIII, provocou várias transformações na sociedade européia, tais como:

3Questão 54268. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRS) As idéias reformistas de Voltaire e as idéias revolucionárias de Rousseau contestavam o tradicionalismo religioso e a desigualdade social em que se apoiava o Antigo Regime, no qual os principais beneficiados eram

4Questão 54269. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRS) A Revolução Francesa de 1789 apresentou distintas fases com resultados diferentes. De qualquer forma, ela foi responsável pela eliminação do Antigo Regime e pela transformação da sociedade francesa e européia da época. Assinale entre as alternativas abaixo, relativas aos resultados obtidos no campo, a que estiver incorreta:

5Questão 54270. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FGV-SP) Considerando a Revolução Industrial em suas duas diferentes fases, podemos afirmar que:

6Questão 54271. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFSE) Além das revoluções ou reformas político-ideológicas, o século XVIII conheceu também alterações de âmbito especificamente socioeconômico, cujo principal exemplo foi

7Questão 54272. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UECE) No processo de transformações sociais ocorridas no interior das formas fabris de produção — o que chamamos de Revolução Industrial — as relações entre os trabalhadores e as máquinas se alteraram significativamente. A respeito dessas alterações, assinale a opção certa.

8Questão 54273. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFES) “A Revolução Francesa dominou a história, a própria linguagem e o simbolismo da política ocidental, desde sua irrupção até o período que se seguiu à Primeira Grande Guerra Mundial.”

Do texto acima, de Eric Hobsbawm, pode-se inferir ter sido a Revolução Francesa um dos processos mais importantes do século XVIII.

Entre os acontecimentos que a marcaram, destaca-se o golpe de 18 Brumário de 1799, pelo qual:

9Questão 54274. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Federal de São Carlos-SP) A queda na produção de cereais, às vésperas da Revolução Francesa de 1789, desencadeou uma crise econômica e social, que se manifestou

10Questão 54275. História, Idade Moderna, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFPB) A Revolução Francesa (1789-1799) marca o início da chamada Idade Contemporânea. Suas realizações constituem-se nos fundamentos de nossa sociedade atual. Sobre esse evento tão importante, é correto afirmar: