O Segundo Reinado no Brasil - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (O Segundo Reinado no Brasil - Exercícios com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões História, História do Brasil, Vestibular, Médio

394 resolveram
37% média
Difícil
6 gabaritaram
25 Ótimo
90 Bom
239 Regular
40 Péssimo
(UFPE) Sobre a situação econômica do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.
(Mackenzie-SP) “Na década de 1870, as relações entre o Estado e a Igreja se tornaram tensas. A união entre trono e o altar, prevista na Constituição de 1824, representava, em si mesma, fonte potencial de conflito.”

Boris Fausto.

Identifique a causa fundamental do conflito mencionado pelo texto acima.
(Mackenzie-SP) A política externa brasileira foi marcada por constantes conflitos na região do Prata ao longo do século XIX porque:
(UFPE) Sobre a produção do café no Segundo Reinado, assinale a alternativa correta:
Em 1988, quando se comemorou o centenário da Lei Áurea, comentava-se em muitas cidades do Brasil, de forma irônica, que existiria uma cláusula no texto dessa lei que revogaria a liberdade dos negros depois de cem anos de vigência. O surgimento de tais comentários está relacionado à seguinte característica social:
(UFRS) Leia as afirmativas a seguir, referentes à Guerra do Paraguai (1864-1870).

I. A forte retração demográfica verificada no Paraguai durante o confronto bélico ocorreu devido às mortes em combate, às epidemias e à fome.
II. Um dos elementos deflagradores dessa Guerra foi a intervenção brasileira no Uruguai, que culminou com a deposição do presidente Atanásio Aguirre.
III. O conflito envolvendo o Paraguai versus a Tríplice Aliança foi decorrência exclusiva dos interesses econômicos do imperialismo britânico na América do Sul.

Quais estão corretas?
(Fuvest-SP) “Com efeito, a política científica evidencia que a separação entre o poder espiritual e o poder temporal é a condição indispensável de toda Ordem e de todo Progresso na sociedade moderna.”

Miguel Lemos, Rio de Janeiro, 1890.

As afirmações apresentadas no texto correspondem às idéias
No que diz respeito à abolição da escravatura, o Brasil passou por um lento processo de mudanças que culminou com a Lei Áurea, em 1888. Acerca desse processo, assinale a alternativa incorreta:
(F. M. Triângulo Mineiro-MG) Nos campos político e econômico, durante o Segundo Reinado (1840-1889) ocorreram:
(UFRS) Sobre a legislação abolicionista do tráfico e da escravidão no Brasil do século XIX, pode-se afirmar que: