Simulado: República Velha (1889-1930) - Exercícios com Gabarito

10 questões História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (República Velha (1889-1930) - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

722 resolveram
32% acertos
Difícil
4 gabaritaram
30 ótimo
134 bom
388 regular
170 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54306. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

A Proclamação da República no Brasil veio colocar em questão as possibilidades de participação política consciente do povo brasileiro. Enfim, estava na ordem do dia a questão da cidadania. Sobre as formas de participação política nas primeiras décadas da República, é correto afirmar:

2Questão 54307. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Cesgranrio) “Pode parecer estranho, mas ´terra roxa´ é uma expressão tão italiana quanto Terra Nostra, a novela. Designa o solo fértil que recobre grandes porções do interior de São Paulo e do Paraná. Mas a cor não é roxa. Tem um tom vermelho-escuro, resultante da oxidação do ferro, abundante em sua composição. Apropriada ao cultivo do café, foi assim batizada porque a palavra rossa (vermelha), usada pelos italianos quando se referiam à terra que lavravam, soava como “roxa” aos ouvidos dos brasileiros monoglotas – e assim se eternizou (...) Um mal-entendido, é certo. Mas também um caso exemplar da rápida e intensa integração entre os povos.”

Revista Época de 05/99.

Desde o começo da grande onda migratória do século passado, mais de 1,5 milhão de italianos e seus descendentes, hoje calculados em 25 milhões, deixaram marcas profundas no caráter e na cultura do brasileiro. A respeito desta imigração, podemos dizer que seu contexto histórico-geográfico foi a(o):

3Questão 54308. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Da libertação do nosso espírito, sairá a arte vitoriosa. E os primeiros anúncios da nossa esperança são os que oferecemos aqui à vossa curiosidade. São estas pinturas extravagantes, estas esculturas absurdas, esta música alucinada, esta poesia aérea e desarticulada. Maravilhosa aurora! Com essas palavras, o escritor Graça Aranha abriu as atividades da Semana de Arte Moderna, realizadas no Teatro Municipal de São Paulo, entre 13 e 17 de fevereiro de 1922. Um dos objetivos dos promotores desse evento era

4Questão 54309. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FGV-SP) Caracterizou-se por encilhamento a política econômica que:

5Questão 54310. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFSE) A Revolta de Canudos (1893-1897) e a Guerra do Contestado (1912-1916) apresentam alguns traços comuns. Foram movimentos

6Questão 54311. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) Durante o período de 1889 a 1930, conhecido como República Velha, persiste como herança da fase monárquica,

7Questão 54312. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UEMS) Sabe-se que, durante a década de 1920, ocorreram no Brasil diversos acontecimentos e processos que são, em geral, considerados como sintomas da chamada crise da República Velha. Entre esses acontecimentos e processos podemos incluir:

8Questão 54313. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. M. Triângulo Mineiro) A república brasileira começou com um Governo Provisório, encabeçado pelo marechal Deodoro da Fonseca. Marque o único item que não faz parte desse período.

9Questão 54314. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FGV-SP) O Partido Democrático (PD) surgiu na metade da década de 20, em oposição do Partido Republicano Paulista (PRP). Em essência, o PD buscava:

10Questão 54315. História, História do Brasil, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) No que se refere ao significado da Revolução de 1930, é correto afirmar que ela