Simulado: Pós Segunda Guerra Mundial - Exercícios com Gabarito

10 questões História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Pós Segunda Guerra Mundial - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

294 resolveram
33% acertos
Difícil
2 gabaritaram
15 ótimo
58 bom
162 regular
59 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54336. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFPE) O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a:

2Questão 54337. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(FGV-SP) Em 1955, os países do Leste Europeu instituem uma aliança militar. A essência dessa aliança está em um compromisso de ajuda mútua, em caso de agressão armada de outras nações. Estamos nos referindo ao Pacto de:

3Questão 54338. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRRJ) “Construído de surpresa e em tempo recorde, na noite de 17 para 18 de agosto de 1961, o Muro de Berlim, com 160 km de comprimento e média de 3 m de altura, conheceu ontem, na prática, um fim tão fulminante quanto seu começo. Pouco depois de o governo da Alemanha Oriental anunciar que decidira abrir todas as suas fronteiras com a Alemanha Ocidental, multidões excitadas já se aglomeravam, em Berlim, nos postos de passagem entre os dois setores da cidade e cruzavam para o outro lado – nem que fosse apenas para fazer um passeio.”

Jornal do Brasil. 10/11/1989.

A existência do chamado Muro de Berlim está vinculada a um fenômeno histórico do século XX, qual seja:

4Questão 54339. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFPE) Sobre a desagregação do Bloco Socialista, é incorreto afirmar que

5Questão 54340. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-RJ) As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com exceção de uma. Qual?

6Questão 54341. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-RJ) Durante o período de Guerra Fria, isto é, o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até a desestruturação da URSS, vários foram os conflitos que marcaram as disputas entre o bloco capitalista e o bloco socialista. Como por exemplo, a Guerra da Coréia, o Macartismo, a Guerra do Vietnã... Todavia alguns fatos especialmente acontecidos no governo de John Kennedy (1961-1963) puseram em xeque a segurança mundial na medida em que houve um perigo iminente de guerra atômica. As pessoas de todo o mundo viveram momentos de incerteza e medo ante a catástrofe que poderia abater-se sobre a humanidade. Dentre os fatos que poderiam relacionar-se ao governo Kennedy e que puseram a humanidade em alerta destacamos:

7Questão 54342. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Cefet-PR) Muitos acontecimentos semelhantes aos que ocorreram à ex-URSS desorganizaram o leste-europeu causando uma onda de separatismos, de nacionalismos exacerbados e de conflitos étnicos e religiosos, há muito encobertos ou reprimidos. Estes acontecimentos resultaram:

8Questão 54343. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Fuvest-SP) Nunca, na história contemporânea mundial, como nesta virada de século e de milênio, a propriedade privada dos meios de produção em geral e da terra em particular foi tão forte e os ideais coletivos tão enfraquecidos. Essa situação pode ser atribuída

9Questão 54344. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Fuvest-SP) Gandhi (1869-1948) conseguiu mobilizar milhões de indianos na luta para tornar o país independente da dominação britânica, recorrendo ao

10Questão 54345. História, Idade Contemporânea, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos é correto afirmar que: