Simulado Pós Segunda Guerra Mundial - Exercícios com Gabarito 2

Simulado com 10 questões de História (Idade Contemporânea) Ensino Médio. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

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  • 43% Acertos
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  • 1 - Questão 54346.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) A partir de 1980 e intensificando-se na década de 1990, a Europa vem passando por um processo de xenofobização e de expansão de nova forma de racismo contra imigrantes, que também se manifesta no continente americano. É característica deste renascimento da extrema-direita militante, a afirmação que os
  • 2 - Questão 54347.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (Fuvest-SP) Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele continente a se tornarem independentes. Isto se explica
  • 3 - Questão 54348.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RJ) As reformas políticas e econômicas iniciadas por Mikhail Gorbatchov, em fins da década de 1980, na União Soviética, se fizeram acompanhar de muitas transformações nos países do Leste europeu, aprofundando a crise do socialismo na região. Sobre essas mudanças, estão corretas as seguintes afirmações, com exceção de uma. Qual?
  • 4 - Questão 54349.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (Fuvest-SP) “Eles mesmos [os pobres] são a causa de sua pobreza; os meios de encontrar o remédio estão em suas mãos e não nas mãos de nenhuma outra pessoa.”

    R. Malthus, Ensaio sobre a população, 1798.

    Nas últimas décadas do século XX, concepções muito semelhantes a esta sobre os pobres e a pobreza são propagadas
  • 5 - Questão 54350.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a
  • 6 - Questão 54351.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RS) Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano lançou o Plano Marshall, que se constituiu em uma manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria. Este plano visava a
  • 7 - Questão 54352.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFRS) NÃO pode ser considerado(a) conseqüência da crise econômica de 1929
  • 8 - Questão 54353.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (PUC-RJ) A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, à exceção de:
  • 9 - Questão 54354.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • UFSE Destinada a substituir a fraca e ineficiente Liga das Nações, a ONU — Organização das Nações Unidas — passou a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, com o objetivo principal de: manter a paz e a segurança internacionais e de desenvolver a cooperação entre os povos na busca de soluções dos problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. A ONU obteve relativo sucesso, especialmente na área de justiça, embora não tenha conseguido solucionar satisfatoriamente os grandes conflitos internacionais nas décadas seguintes à Segunda Guerra. O direito de veto das grandes potências limitou sua atuação, retirando-lhe parte da credibilidade que deveria possuir como organização efetivamente representativa de todos os países do mundo. A afirmação do texto é
  • 10 - Questão 54355.   História - Idade Contemporânea - Nível Médio - Vestibular
  • (UFR-RJ) A seis de outubro de 1973, o dia do perdão judeu (Yom Kippur), tropas egípcias cruzaram o canal de Suez, tentando recuperar a honra perdida em 1967 na Guerra dos Seis Dias. Ao norte, as Colinas de Golã foram invadidas por tropas sírias de Hafez al Assad. Dentro daquele quadro histórico, conhecido como Guerra-Fria, notamos que os constantes choques entre árabes-muçulmanos e israelenses foram acompanhados de uma disputa mais ampla entre os EUA e a URSS por áreas de influência econômica e política. O estudo destes conflitos permite-nos conclusões acerca de uma grande crise a nível mundial, que inclusive atingiu em cheio o Brasil dos Governos Ditatoriais Militares, pondo em xeque a continuação da sua política do chamado “Milagre Brasileiro”. A crise mundial, provocada pelo conflito descrito acima, relaciona-se à