Simulado: Os Estados Unidos e a América Hispânica no Século XX - Exercícios com Gabarito

10 questões História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Os Estados Unidos e a América Hispânica no Século XX - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

124 resolveram
23% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
6 bom
80 regular
37 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54356. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Unifor-CE) Depois da queda do Estado oligárquico, a maioria dos países latino-americanos importantes conheceu governos populistas. Em alguns deles, tal fato representou a experiência política mais importante nos meados do século XX. O populismo latino-americano

2Questão 54357. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(U. Santa Úrsula-RJ) A partir da década de 30, a chamada “Política da Boa Vizinhança”, inaugurada pelos Estados Unidos, significou na verdade uma imposição dos valores culturais norte-americanos na América Latina. Assinale a melhor opção:

3Questão 54358. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(Cefet-PR) Tida como a maior crise até então enfrentada pelo capitalismo, a crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos e atingiu com maior ou menor intensidade todos os países. Em linhas gerais, pode-se caracterizar esta crise como sendo:

4Questão 54359. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRJ) A partir da década de 30, a chamada “política de boa vizinhança” inaugurada pelos Estados Unidos significou, para a América Latina, a imposição de padrões culturais norteamericanos. Assinale a opção que se refere, incorretamente, a este processo.

5Questão 54360. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-RS) Durante os anos 80, a América Latina sofre os efeitos da grave crise econômica, na conjuntura conhecida como “a década perdida”. Nessa conjuntura, as políticas econômica e social, geralmente praticadas pelos maiores países da região, caracterizam-se

6Questão 54361. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFR-RJ) “Não é verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (…). Este país não deseja senão ver os vizinhos estáveis. (…) no hemisfério ocidental, a adesão dos Estados Unidos a Doutrina de Monroe pode forçá-los, ainda que com relutância, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotência, ao exercício de poder de política internacional.”

Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. In: FARIA, Ricardo de M. et alli. História. Belo Horizonte: Lê, 1989. v. 3.

A política intervencionista norte-americana, nas primeiras décadas do século XX,

7Questão 54362. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UEMS) Qual ou quais das proposições abaixo identifica (ou identificam) os regimes populistas adotados na América Latina no século XX?

I. Atendimento às reivindicações das massas trabalhadoras e controle dos órgãos representativos da classe operária.
II. Tentativa de desenvolvimento do capitalismo nacional.
III. Sólida aliança com os grupos conservadores e ampla autonomia dos órgãos representativos da classe operária.

8Questão 54363. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRRJ) Nas décadas de 60 e 70, os Estados Unidos foram responsáveis pelo financiamento de diversas ditaduras militares na América Latina. No Chile, a partir do final da década de 60, as esquerdas formaram a Unidade Popular, que elegeu, pela primeira vez no continente, um presidente socialista escolhido pelo voto. O amplo programa de reformas do presidente Salvador Allende entrou em choque com os interesses das Oligarquias chilenas e dos Estados Unidos. Os EUA passaram a bloquear os créditos externos para o Chile e a CIA começou a financiar greves que paralisaram os setores de transportes e combustíveis. Após este pseudo-caos social, os principais resultados foram:

9Questão 54364. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(PUC-RJ) Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é CORRETO afirmar que:

10Questão 54365. História, História da América, Vestibulando, Vestibular, Ensino Médio

(UFRS) O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”. Esta teria sido responsável

I. pela criação de um clima político favorável à implantação da redemocratização.
II. pela articulação e coordenação dos partidos políticos favoráveis aos governos ditatoriais baseados na doutrina de segurança nacional.
III. pela repressão e eliminação dos opositores às ditaduras e por atentados.

Quais dos itens estão corretos?