A Era Vargas (1930-1945) - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (A Era Vargas (1930-1945) - Exercícios com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões História, História do Brasil, Vestibular, Médio

1.198 resolveram
48% média
Difícil
34 gabaritaram
249 Ótimo
344 Bom
474 Regular
131 Péssimo
(Unifor-CE) “(…) tratava-se de um movimento reacionário, uma vez que as forças que o lideraram (oligarquia cafeeira paulista) pretendiam retornar ao poder; por outro lado, ao propor a redemocratização, o movimento ganhava um aspecto modernizador e liberalizante.”

Na evolução da história política brasileira, o texto identifica
(UFPE) A Constituição promulgada em 16 de julho de 1934 resultou de intensos debates que se prolongaram por oito meses. Entre suas principais inovações não se inclui:
(Mackenzie-SP) Dentre os objetivos do movimento revolucionário de 1930, que conduziu ao poder Getúlio Vargas, apontamos:
(U.Católica Dom Bosco-MS) A economia do Estado Novo, liderado por Getúlio Vargas, caracterizou-se
(Unifor-CE) O Estado Novo, sob o comando de Getúlio Vargas,
(Cefet-PR) No Brasil durante o período entre-guerras, a radicalização político-ideológica, representada pelo choque das forças antagônicas dos fascistas da Ação Integralista Brasileira e dos esquerdistas da Aliança Nacional Libertadora, serviu de pretexto para que Getúlio Vargas preparasse o golpe que originou:
(F. M. Itajubá-MG) Extinção dos partidos políticos; censura prévia aos meios de comunicação; interventores no lugar de governadores dos Estados; criação do DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda; outorga da Constituição conhecida como “polaca”. Esse conjunto de fatos se refere ao período da nossa História conhecido como:
(U. Federal de São Carlos-SP) Os anos trinta do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizadores e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo
(FEI-SP) Sobre o Estado Novo (1937-1945), período ditatorial encabeçado por Getúlio Vargas, é correto afirmar que:
(UFRS) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945):

I. Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).
II. O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.
III. Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?