Simulado: Sequências Numéricas - Exercícios com Gabarito

10 questões Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

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1Questão 54689. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

José decidiu nadar, regularmente, de quatro em quatro dias. Começou a fazê-lo em um sábado; nadou pela segunda vez na quarta-feira seguinte e assim por diante. Nesse caso, na centésima vez em que José for nadar, será:

2Questão 54690. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(F. M. Itajubá-MG) A seqüência (x, x – 1, x + 2...) é uma PG. O seu quarto termo é igual a:

3Questão 54691. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(UFF-RJ) A empresa ACME concedeu a seus funcionários mensalmente, durante dois meses, um reajuste fixo de x% ao mês. Se ao final desses dois meses o reajuste acumulado foi de 21%, o valor de x é:

4Questão 54692. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(U. F. Uberlândia-MG) Se x, y e z são números inteiros e estão, nesta ordem, em progressão aritmética, então o produto 2x . 2y . 2z vale:

5Questão 54693. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(ITA-SP) Um triângulo tem lados medindo 3, 4 e 5 centímetros. A partir dele, constrói-se uma seqüência de triângulos do seguinte modo: os pontos médios dos lados de um triângulo são os vértices do seguinte. Dentre as alternativas abaixo, o valor em centímetros quadrados que está mais próximo da soma das áreas dos 78 primeiros triângulos assim construídos, incluindo o triângulo inicial, é:

6Questão 54694. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(Vunesp-SP) Numa cerimônia de formatura de uma faculdade, os formandos foram dispostos em 20 filas de modo a formar um triângulo, com 1 formando na primeira fila, 3 formandos na segunda, 5 na terceira e assim por diante, constituindo uma progressão aritmética. O número de formandos na cerimônia é:

7Questão 54695. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(ITA-SP) O valor de n que torna a seqüência 2 + 3n, –5n, 1 – 4n uma progressão aritmética pertence ao intervalo:

8Questão 54696. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(Fatec-SP) Na compra a prazo de um aparelho eletrodoméstico, o total pago por uma pessoa foi R$ 672,00. A entrada teve valor correspondente a 1/6 do total, e o restante foi pago em 4 parcelas, cujos valores formaram uma progressão aritmética crescente de razão R$ 40,00. O valor da última prestação foi:

9Questão 54697. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(Fuvest-SP) Uma progressão aritmética e uma progressão geométrica têm ambas, o primeiro termo igual a 4, sendo que os seus terceiros termos são estritamente positivos e coincidem. Sabe-se ainda que o segundo termo da progressão aritmética excede o segundo termo da progressão geométrica em 2. Então, o terceiro termo das progressões é:

10Questão 54698. Probabilidade e Estatística, Sequências Numéricas, Ensino Médio

(FEI-SP) A população atual de roedores em um “lixão” foi estimada em 400, com uma perspectiva de crescimento em progressão geométrica, dobrando a quantidade a cada 6 meses. Admitindo-se que essas estimativas sejam válidas, pode-se afirmar que: