Simulado: Ação Humana: Poluição e Controle - Bilologia - Exercícios com Gabarito

10 questões Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Ação Humana: Poluição e Controle - Bilologia - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

64 resolveram
46% acertos
Difícil
2 gabaritaram
9 ótimo
23 bom
29 regular
3 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 54759. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

Quando os sapos viram príncipes Temos de agradecer aos batráquios a descoberta do buraco da camada de ozônio. A história começa na década de 50, quando os biólogos, percebendo a diminuição do número de anfíbios, levantaram a hipótese de que a culpa poderia ser dos raios ultravioleta vindos do Sol, normalmente bloqueados pelo ozônio do ar. Essa substância, no entanto, poderia estar ficando rarefeita, o que faria com que a radiação ultravioleta tivesse efeito fatal sobre os girinos.

Revista Superinteressante, 08/2000, p.20.

Com base no texto e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que o ozônio é fundamental como:

2Questão 54760. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(Mackenzie-SP) Alguns meses atrás, foi noticiada a morte de toneladas de peixes na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A causa dessa mortandade foi:

3Questão 54761. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(UFSE) Uma indústria, que libera SO2 por suas chaminés, contribui para a ocorrência de:

4Questão 54762. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(U. Salvador-BA) A camada de ozônio, que protege os seres vivos da radiação ultravioleta proveniente do Sol, tem sido alvo de numerosas matérias da imprensa, uma vez que, durante a primavera antártica, sofreu redução de uma área equivalente à América do Sul e à Europa juntas. Sobre o ozônio e sua alta concentração na estratosfera, é correto afirmar:

5Questão 54763. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(F.M. Itajubá-MG) A camada de ozônio existente na atmosfera funciona como um filtro da radiação ultravioleta proveniente do sol. Por isso a destruição desta camada poderá provocar um aumento da incidência de lesões cutâneas. Todas as afirmações relatadas abaixo sobre a camada de ozônio são corretas, exceto:

6Questão 54764. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(Unifor-CE) Recentemente, a mídia vem noticiando o enorme aumento do buraco de ozônio sobre o continente Antártico e áreas adjacentes. As populações humanas do sul do Chile e da Argentina estão sendo aconselhadas a não se manterem no sol durante as horas mais quentes do dia para que não estejam sujeitas a sofrer:

7Questão 54765. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(PUC-RJ) Pesquisadores encontraram altas concentrações de DDT, um inseticida não biodegradável que se acumula no meio ambiente, atingindo até tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares, onde ele nunca foi utilizado. A seguir encontram-se afirmativas acerca do fluxo de matéria e energia nas cadeias alimentares.

I. A quantidade de energia diminui na passagem de um nível trófico para outro, ocorrendo o mesmo com a biomassa.
II. A energia e a matéria orgânica passam do produtor aos outros seres vivos do ecossistema através da cadeia alimentar.
III. Quando ingeridos pelos seres vivos, os produtos não biodegradáveis tende a se concentrar ao longo das cadeias alimentares.
IV. Em média apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o nível anterior.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:

8Questão 54766. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(PUC-RJ) A partir da Revolução Industrial, o teor de gás carbônico (CO2) atmosférico, que era em torno de 275 ppm (partes por milhão), sofreu um aumento da ordem de 25%. Estima-se que, em 2050, se mantidas as taxas atuais de emissão deste gás, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual a alternativa que aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível forma de redução deste fenômeno?

9Questão 54767. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(UFPE) O acúmulo de CO2 na atmosfera constitui um dos fatores que provoca o conhecido “efeito estufa”. Com relação a esse efeito é incorreto afirmar que:

10Questão 54768. Biologia, Ação Humana Poluição e Controle, Ensino Médio

(U.E. Londrina-PR) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o “efeito estufa”, cuja ocorrência se deve: