Simulado Exercícios de Grafia e Emprego das Iniciais Maiúsculas com Gabarito

Simulado com 10 questões de Português (Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas) Ensino Médio. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

  • 27 Resolveram
  • 37% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 11 Bom
  • barra ruim12 Ruim
  • barra péssimo4 Péssimo
  • 3 - Questão 54889.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • Assinale a opção que mostra a frase cuja lacuna deve ser preenchida com a primeira das formas entre parênteses.
  • 4 - Questão 54890.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • A corrida armamentista do consumo

    Imagine uma corrida em que os contendores se afastam cada vez mais do objetivo pelo qual competem. A corrida armamentista tem dinâmica e propriedades conhecidas: um país decide se armar; os países vizinhos sentem-se vulneráveis e decidem fazer o mesmo a fim de não ficarem defasados; sua reação, porém, deflagra uma nova rodada de investimento bélico no primeiro país, o que obriga os demais a seguirem outra vez os seus passos. A escalada armamentista leva os participantes a dedicarem uma parcela crescente de sua renda e trabalho à garantia da segurança externa, mas o resultado é o contrário do pretendido.
    A corrida do consumo tem uma lógica semelhante à da corrida armamentista. Nenhum consumidor é uma ilha: existe uma forte e intrincada interdependência entre os anseios de consumo das pessoas. Aquilo que cada uma delas sente que “precisa” ou “não pode viver sem” depende não só dos seus “reais desejos e necessidades”, mas também, e talvez sobretudo, ao menos nas sociedades mais afluentes, daquilo que os outros ao seu redor possuem. A cada vez que um novo artigo de consumo é introduzido no mercado, o equilíbrio se rompe e o desconforto causado pela percepção da falta impele à ação reativa da compra do bem.
    Em ambas as corridas - a armamentista e a do consumo - a lógica da situação obriga a todos a correrem cada vez mais, como hamsters confinados a esferas rotatórias, para não sair do lugar.

    (Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 102-103)

    Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto: 
  • 5 - Questão 54891.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • ONG confirma segunda morte em conflitos na Venezuela

    Segunda vítima é mulher que foi baleada na cabeça, informa o Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS). País enfrenta onda de protestos pró e contra Maduro.

    Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/05/02/ong-relata-morte-de-mais-uma-pessoa-durante-protestos-na-venezuela.ghtml

    No texto, no que concerne à grafia, as iniciais maiúsculas em “Observatório Venezuelano de Conflito Social” são gramaticalmente
  • 6 - Questão 54892.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • Considere o seguinte trecho:

    Mais uma vez foi realizada a tradicional festa do dia do Índio na T.I. Kaxarari, localizada em Extrema de Rondônia, ________ de 400 km de Porto Velho. Com a presença de diversas lideranças indígenas, reuniram-se na aldeia Paxiuba no sábado (20) para atividades culturais e esportivas.
    Os estudantes Kaxararis realizaram duas encenações teatrais. Uma contando a lenda do início da formação do povo Kaxarari e seus clãs. Na outra, reportaram a aproximação do homem branco ________ de 80 anos na região do rio Purus em Labrea.
    (Disponível em: http://www.rondoniaovivo.com/geral/noticia/2019/04/23/ti-kaxaxari-povo-da-floresta-realiza-evento-cultural-e-esportivo-em-extre ma.html)

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
  • 7 - Questão 54893.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • O aplauso de pé, por Ruy Castro

    Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.
    Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.
    Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.
    Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?
    Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

    (Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
  • 8 - Questão 54894.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • Considerando que o Novo Acordo Ortográfico alterou o emprego do hífen nos compostos e nas formações por prefixação, preencha corretamente as lacunas do texto a seguir com as respectivas palavras.
    O conceito de relacionamento ____________ remete para a aptidão de uma pessoa de se relacionar com os seus próprios sentimentos e emoções e é de elevada importância porque vai determinar como cada pessoa age quando é confrontada com situações do ____________. Para ter um relacionamento saudável, um indivíduo deve exercitar áreas como a ____________.

    (Disponível em: ˂https://www.significados.com.br/relacionamento-interpessoal/˃. Acesso em 23 jan. 2019. Adaptado.)

    A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
  • 9 - Questão 54895.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • Considerando a ortografia da língua portuguesa, todas as palavras estão escritas corretamente em
  • 10 - Questão 54896.   Português - Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas - Nível Médio
  • Assinale a oração incorreta:

Para corrigir este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Entrar ou Cadastrar-se. É simples e rápido!

Não elaboramos as questões, apenas as transcrevemos de provas já aplicadas em concursos públicos anteriores.