Simulado Exercícios sobre Preposições com Gabarito - Português

Simulado com 10 Questões de Português (Preposições). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 101 Resolveram
  • 27% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 1 Ótimo
  • barra qtd_bom 14 Bom
  • barra ruim59 Regular
  • barra péssimo27 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 54988.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Assinale a alternativa em que, CONTRARIANDO A NORMA CULTA, usou-se ou deixou-se de usar uma preposição antes do pronome relativo.
  • 2 - Questão 54989.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Analise as duas frases a seguir em relação à ambiguidade.

    I. Karla comeu um doce e sua irmã também.
    II. Mataram a vaca da sua tia.

    Marque a opção CORRETA.
  • 3 - Questão 54990.   Português - Preposições - Nível Médio
  • A frase em que a forma sob/sobre está corretamente empregada é:
  • 4 - Questão 54991.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Quanto ...... origens do ruído, o pensador David le Breton ...... associa ao utilitarismo, com que se relaciona, por vezes, ...... racionalismo, que dispõe a experiência dos sentidos em segundo plano.

    Preenche as lacunas da frase acima, correta e respectivamente, o que se encontra em:
  • 5 - Questão 54992.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Considere a seguinte frase:

    As declarações do candidato no último comício corroboraram _____ declarações feitas anteriormente, deixando claro o objetivo da campanha de privilegiar os aspectos econômicos em detrimento _____ sociais, com o intuito de impactar fortemente _____ preferência dos eleitores.

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que parecem na frase.
  • 6 - Questão 54993.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Leia o texto a seguir para responder a questão abaixo.

    Mesmo com solavancos, a cada década o Brasil melhora um pouco nos principais termômetros que medem o patamar de desenvolvimento. Mas em um indicador específico o país patina de modo tão surpreendente e vergonhoso que ganhou destaque em um recente relatório do Fundo de População da ONU: a alta ocorrência de gravidez na adolescência. A cada cinco mulheres que __________ no Brasil, uma não é adulta. A gravidez nessa etapa da vida custa caro ao país – em decorrência __________ fato de grande parte dessas mães_____  fora da escola e do mercado de trabalho e de os bebês nascerem privados __________ estímulos certos.

    (Monica Weinberg, Veja, 15.11 2.017. Adaptado)

    Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
  • 7 - Questão 54994.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Leia os itens quanto à preposição e conjunção e assinale a alternativa correta.

    1. São locuções conjuntivas duas ou mais palavras que têm o valor de uma conjunção.
    2. Conjunção é a palavra que liga orações ou termos semelhantes de uma oração.
    3. Preposição é a palavra que liga dois termos de uma oração.
    4. Preposições acidentais são palavras de outras classes que atuam como preposições.
    5. Preposições essenciais são as preposições propriamente ditas, as que sempre foram preposições.  
  • 8 - Questão 54995.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Texto 2 – Violência: O Valor da vida

    Kalina Vanderlei Silva / Maciel Henrique Silva, Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 412
    A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas. Em geral, ao nos referirmos à violência, estamos falando da agressão física. Mas violência é uma categoria com amplos significados. Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas. Dessa forma, podemos definir a violência como qualquer relação de força que um indivíduo impõe a outro.
    Consideremos o surgimento das desigualdades econômicas na história: a vida em sociedade sempre foi violenta, porque, para sobreviver em ambientes hostis, o ser humano precisou produzir violência em escala inédita no reino animal.
    Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria. Essa desigualdade social é o fenômeno em que alguns indivíduos ou grupos desfrutam de bens e valores exclusivos e negados à maioria da população de uma sociedade. Tal desigualdade aparece em condições históricas específicas, constituindo-se em um tipo de violência fundamental para a constituição de civilizações.

    “A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas”.

    A frase abaixo em que houve troca indevida entre sob/sobre é:
  • 9 - Questão 54996.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Facebook está construindo sua própria cidade na Califórnia

    O Facebook está construindo uma espécie de minicidade para seus funcionários. A ampliação do seu campus em Menlo Park, Califórnia, será repleta de regalias para os moradores - já que os funcionários vão morar praticamente dentro do trabalho.
    O Wall Street Journal relatou que a rede social de Mark Zuckerberg está trabalhando para construir uma comunidade de US$ 120 milhões, com 394 unidades habitacionais a uma curta distância de seus escritórios. Com 192 mil metros quadrados, o chamado Anton Menlo vai incluir tudo, desde um bar de esportes até uma creche para cachorros.
    O projeto do Facebook ultrapassa todas as novidades que as empresas do Vale do Silício já inventaram para tornar seus escritórios mais divertidos e descolados. Porém, uma porta-voz da empresa disse que a ideia de criar a propriedade não é para reter os funcionários - que estão cada dia mais disputados entre as empresas de tecnologia.
    “Certamente estamos animados para ter opções de moradia mais perto do campus, mas acreditamos que as pessoas trabalham no Facebook porque o que elas fazem é gratificante, e elas acreditam em nossa missão”, disse a porta-voz. Em outras palavras, eles dizem que não querem apenas bajular os funcionários com todas as regalias possíveis para que eles não saltem para a concorrência.
    Apesar de soar como inovadora, a ideia evoca memórias das “cidades empresas”, que eram comuns na virada do século 20, onde os operários norte-americanos viviam em com unidades pertencentes ao seu empregador e recebiam moradia, cuidados de saúde, polícia, igreja e praticamente todos os serviços oferecidos em uma cidade. Porém, elas acabaram extintas por colocar os trabalhadores completamente nas mãos dos empregadores, que muitas vezes se aproveitavam para explorá-los.
    É claro que ninguém espera que o Facebook faça isso. O que acontece é que os preços dos imóveis estão subindo rapidamente no Vale do Silício - calcula-se um aumento de 24% desde o quarto trimestre de 2012, e alguns funcionários da empresa acabam enfrentando problemas com isso. Além disso, a cidade do Facebook terá capacidade para abrigar apenas 10% dos funcionários da companhia.
    (Disponível em: http//www.canaltech.com.br - por Redação - 03/10/2013. Acesso em 22/08/2017)

    Apenas uma das opções a seguir foi corretamente redigida, empregando apenas a preposição “A", como em: “com 394 unidades habitacionais A uma curta distância de seus escritórios.” 
  • 10 - Questão 54997.   Português - Preposições - Nível Médio
  • Vai aí um suco antioxidante?

    Uma coisa da qual o brasileiro pode se orgulhar é a variedade de frutas produzidas em Iodas as regiões do país. Essas delícias trazem consigo substâncias com ação antioxidante, que neutralizam as moléculas instáveis batizadas de radicais livres. "Os radicais livres são compostos formados normalmente no nosso organismo pela respiração. Quando entram em contato com as nossas células, eles causam danos e contribuem para o aparecimento de doenças, como inflamações, tumores, mal de Alzheimer, problemas e cardiovasculares e envelhecimento precoce", resume Jocelem Mastrodi Salgado, professora de Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP. Certas frutas tropicais, como acerola, camucamu, açaí e caju, são campeãs no quesito antioxidantes.
    E se uma frutinha já faz bem ao organismo, que tal misturar duas ou três? É aí que entram em cena as
    misturas de sucos como parceiras da saúde. Pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical pesquisaram 90 misturas de sucos tropicais que aliassem sabor a uma boa quantidade de componentes funcionais. Duas dessas misturas - preparadas com camucamu, acerola, açaí,  cajá.caju e abacaxi - foram testada sem cobaias animais. O resultado foi o aumento de enzimas antioxidantes e do colesterol bom (HDL). (RIBEIRO. Clara. Viva Saúde,n. 140, Fev.2015,p. 31)

    As misturas de sucos testadas redundaram ______aumento de enzimas antioxidantes e do colesterol bom. Para que a frase acima permaneça correta e condizente com as informações do texto, a lacuna deve ser preenchida com:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!