Simulado Exercícios de Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto com Gabarito

Simulado com 10 questões de Português (Interpretação de Texto) Ensino Médio. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

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  • 1 - Questão 55568.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • 1 Terminou mais um round na luta entre palestinos e israelenses. E pode-se dizer que há um empate técnico. Feridos, os dois duelistas - Ariel Sharon e Yasser Arafat - seguem 4 para seus cantos do ringue a fim de avaliar os danos. Arafat deixou seu isolamento forçado de cinco meses - mas será que venceu? Sharon aparentemente se curvou às pressões 7 americanas - mas também não se pode dizer que o premier israelense tenha sido derrotado, na opinião de analistas.

    Douglas McMillan. Round empatado. In: Jornal do Brasil, 2/5/2002, p. 7 (com adaptações).

    A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

    Infere-se do texto que a complexidade da questão do Oriente Médio é de tal ordem que, no momento, não há certeza absoluta acerca de quem venceu o episódio entre palestinos e israelenses mencionado no texto.
  • 2 - Questão 55569.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • 1 A indústria armamentista movimenta anualmente cerca de 800 bilhões de dólares. É uma quantia equivalente a 2,5% do PIB mundial. Com um investimento de apenas 8 bilhões de dólares - 4 menos do que quatro dias de gastos militares mundiais -, todas as crianças do planeta que hoje estão fora da escola poderiam freqüentar uma sala de aula. Aliás, a fabricação de um único tanque de guerra 7 consome o equivalente à construção de 520 salas de aula, e o custo de um avião de caça supersônico daria para equipar 40 mil consultórios médicos.

    "O desperdício da indústria da guerra". In: Família Cristã, ano 68, n./ 795, mar./2002, p. 12 (com adaptações).

    A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.

    Considerando que 1 dólar seja igual a R$ 2,50, infere-se do texto que, anualmente, os "gastos militares mundiais" (l.4) são superiores a R$ 1,8 trilhão.
  • 3 - Questão 55570.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • 1 Abrir conta em banco é mais simples do que encerrá-la, mas também exige alguns cuidados. Veja abaixo os procedimentos mais adequados para os correntistas.

    Para abrir uma conta

    › Leia com atenção o contrato (ou carta-proposta). Não assine nada sem antes esclarecer todas as dúvidas.
    7 › Leve uma cópia e o original da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de residência.
    10 › Peça uma cópia de todos os documentos assinados.
    < Deposite pelo menos o valor mínimo pedido pelo banco. A quantia varia de acordo com cada banco.
    13 › Comunique ao banco, por escrito, qualquer mudança de endereço ou número de telefone.

    Para encerrar uma conta

    16 › Entregue ao banco uma correspondência em que solicite o encerramento da conta (exija recibo na cópia), ou mande-a pelo correio, por meio de carta registrada.
    19 › Verifique se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome vá parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
    22 › Devolva ao banco os cheques que ainda estão com você. Eles serão incinerados.
    › Peça um nada-consta depois do encerramento da conta.

    Fonte: IDC/PROCON-DF e Banco Central do Brasil.

    Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

    Pode-se inferir que o "recibo na cópia" (l.17) e o registro da carta têm função semelhante.
  • 4 - Questão 55571.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • 1 Abrir conta em banco é mais simples do que encerrá-la, mas também exige alguns cuidados. Veja abaixo os procedimentos mais adequados para os correntistas.

    Para abrir uma conta

    › Leia com atenção o contrato (ou carta-proposta). Não assine nada sem antes esclarecer todas as dúvidas.
    7 › Leve uma cópia e o original da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e de um comprovante de residência.
    10 › Peça uma cópia de todos os documentos assinados.
    < Deposite pelo menos o valor mínimo pedido pelo banco. A quantia varia de acordo com cada banco.
    13 › Comunique ao banco, por escrito, qualquer mudança de endereço ou número de telefone.

    Para encerrar uma conta

    16 › Entregue ao banco uma correspondência em que solicite o encerramento da conta (exija recibo na cópia), ou mande-a pelo correio, por meio de carta registrada.
    19 › Verifique se todos os cheques emitidos foram compensados para evitar que seu nome vá parar no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
    22 › Devolva ao banco os cheques que ainda estão com você. Eles serão incinerados.
    › Peça um nada-consta depois do encerramento da conta.

    Fonte: IDC/PROCON-DF e Banco Central do Brasil.

    Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

    Segundo o texto, o fato de um cheque emitido não ter sido compensado nem destruído antes do encerramento da conta representa risco de o nome do emitente ser encaminhado ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo.
  • 5 - Questão 55572.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • Texto IX – questões 27 e 28
    Ano internacional da água: alerta para crise sem precedentes

    1 O Programa Mundial para a Avaliação dos Recursos de Água Doce, uma colaboração entre 23 agências das Nações
    Unidas, apresentou seu Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água durante o 3.º Fórum Mundial da Água, realizado em
    Kyoto, Japão.
    4 O informe mundial sobre a água adverte os governos sobre a “inércia política”, que só agrava a situação, marcada pela
    permanente redução dos mananciais do planeta, pelo alto grau de poluição e pelo aquecimento global. De acordo com o
    documento, o agravamento da escassez de água dificultará o combate à fome no mundo, comprometendo a meta mundial de
    7 erradicar a fome até 2050. Atualmente, 25 mil pessoas morrem de fome a cada dia e outras 815 milhões sofrem de desnutrição.
    Com o agravamento da falta de água, esses números tendem a piorar.
    O alerta de que o mundo enfrenta uma crise sem precedentes no abastecimento de água, feito pela ONU, está contido
    10 no estudo coordenado pela UNESCO e apresenta dois cenários sobre escassez. No primeiro, são 2 bilhões de pessoas sem água
    em 48 países. No segundo, mais pessimista, são 7 bilhões em 60 nações. Em 2050, a população mundial estimada será de
    9,3 bilhões de pessoas.

    Notícias UNESCO, 2003, p. 6-7 (com adaptações).

    Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos da língua portuguesa e à temática do texto IX.
    De acordo com o texto, 23 agências das Nações Unidas mantêm, em colaboração, um programa para a avaliação dos recursos de água doce.
  • 6 - Questão 55573.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • PODER

    Etimologia. Sobre as formas verbais latinas potes, "pode", potui, "pude", poteìram, "pudera", poteìro, "poderei", potens, potentis, "aquele que pode" etc. (todos do verbo lat. posse, "poder, ter o poder de, ser capaz de"), forma-se o infinitivo lat. vulg. poteìre, "poder, ter o poder de, ser capaz de", que conviveu com o lat. cláss. posse até suplantá-lo por volta do séc. VIII d.C. Poteìre é a origem do port. esp. poder, do século XII-XIII, it. potere, fr. pouvoir, ambos do séc. XII, ing. power, de 1297-1325, que já se registram como substantivo nessas datas. O vocábulo al. Macht traduz o port. esp. poder e demais vernacularizações.

    Enciclopédia Mirador Internacional. São Paulo - Rio de Janeiro: Encyclopaedia Britannica do Brasil. Publicações Ltda. 1977, p. 9.001 (com adaptações).

    Julgue os itens subseqüentes, relativos ao sentido e às estruturas morfossintática, semântica e discursiva do texto I.

    Segundo o verbete de enciclopédia acima, o vocábulo "poder" existe na língua portuguesa desde o século XII e sua forma primitiva foi o vocábulo do latim clássico "posse".
  • 7 - Questão 55574.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

    Sua pedra fundamental foi lançada em 1880, materializando projeto de um arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.
  • 8 - Questão 55575.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.

    P A nova função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março, ainda em atividade.
  • 9 - Questão 55576.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

    O modo pelo qual à economia brasileira conviveu com o longo episódio inflacionário de 1960 à 1994 foi bastante peculiar. Em outros países que sofreram de mal similar, o público reagiu à corrosão do valor da moeda nacional fugindo para o dólar norte-americano.
  • 10 - Questão 55577.   Português - Interpretação de Texto - Nível Médio
  • Julgue a correção gramatical dos fragmentos de texto contidos nos itens a seguir.

    No caso brasileiro, a fuga se deu em favor de ativos financeiros indexados, criados principalmente pelo governo, mas também, ainda que em grau significativamente menor, pelo setor privado.