Simulado: Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade - Exercícios com Gabarito - ECA

10 questões Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade - Exercícios com Gabarito - ECA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

93 resolveram
58% acertos
Médio
3 gabaritaram
17 ótimo
53 bom
21 regular
2 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 55748. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale C, se correto, ou I, se incorreto, aos aspectos que compreendem o direito à liberdade.

( ) Ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
( ) Participar da vida política, na forma da lei.
( ) Opinião e expressão.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2Questão 55749. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

O direito à liberdade, de acordo com o ECA prevê também

3Questão 55750. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

Vinte adolescentes entre 15 e 17 anos, todos desacompanhados, montam acampamento, na rua, em frente à porta de entrada do show de uma famosa banda internacional de pop rock, que ocorrerá daqui a cinco dias. Oficial da Infância e Juventude dirige-se até lá para conversar com o grupo, a fim de que evitem pernoitar no local, por ser muito perigoso. Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, conclui-se que os adolescentes:

4Questão 55751. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

A criança e o adolescente têm o direito de serem educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Tal prerrogativa foi incluída no ano de 2014 ao Estatuto da Criança e do Adolescente e vai ao encontro de um apelo social pela proibição de tais práticas. Para fins desta Lei, considera-se que:

5Questão 55752. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, a ação de natureza disciplinar que seja aplicada com o uso da força física sobre a criança e resulte em lesão é definida como castigo

6Questão 55753. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

O professor de educação física da Escola Municipal de Piracicaba percebeu que seu estagiário colocava apelidos nos alunos, ressaltando negativamente alguns aspectos físicos, depreciando os alunos e colocando-os numa situação desagradável e vulnerável perante toda a escola. Diante deste contexto, ele alertou seu estagiário que isso não poderia mais acontecer, pois com sua atitude, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 17, ele estava

7Questão 55754. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é correto afirmar que:

8Questão 55755. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

A Lei 12.852/2013, que institui o Estatuto da Juventude, estabelece a garantia de alguns direitos às pessoas entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, consideradas como jovens para efeitos legais. De acordo com as suas disposições, assinale a alternativa que indica um desses direitos expressamente fixados na referida legislação:

9Questão 55756. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069/90, art. 18-B, os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
II. Obrigação de tratamento psicológico ou psiquiátrico.
III. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.
IV. Obrigação de encaminhar os responsáveis a tratamento especializado.
V. Advertência para a criança.  

10Questão 55757. Eca, Direito à Liberdade e à Dignidade, Ensino Médio

Em março de 2016, o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente sofreu modificações destinadas a incorporar ou reforçar regras voltadas à proteção da primeira infância, entre as quais podemos citar: