Simulado: Da Prevenção - Exercícios com Gabarito - ECA

10 questões Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Da Prevenção - Exercícios com Gabarito - ECA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

28 resolveram
41% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
9 bom
15 regular
3 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 55870. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Fernanda, 17 anos, viaja de ônibus de São Paulo para Balneário Camboriú, na companhia do namorado Flávio, de 18 anos, para passar o carnaval. Quando desceram na rodoviária de destino, ao serem abordados pelo Oficial da Infância e Juventude, informam que a adolescente não possui autorização dos pais e apresentam o voucher do hotel em que irão se hospedar.

De acordo com as normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, a situação dos namorados no Balneário Camboriú, quanto à viagem e/ou hospedagem, está: 

2Questão 55871. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Em relação à prevenção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar:

3Questão 55872. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Assinale a alternativa correta, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90):

4Questão 55873. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Considere as normas da Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1990, para assinalar a alternativa INCORRETA sobre autorização para viajar

5Questão 55874. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Alice, de dez anos de idade, moradora de Goiânia – GO, irá viajar para Salvador – BA e, posteriormente, para o exterior. Nessa situação hipotética, conforme a Lei n.º 8.069/1990, se estiver acompanhada de um

6Questão 55875. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Para tanto, os Conselhos Nacional, Estaduais, Distrital e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente bem como os órgãos gestores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, nos seus respectivos níveis, devem articular-se com os Conselhos e órgãos responsáveis pelo controle, gestão, supervisão e avaliação dos demais sistemas e políticas sociais para o desenvolvimento de ações integradas e que levem em consideração as peculiaridades que cercam o atendimento aos adolescentes inseridos no SINASE. Entre outras ações que podem favorecer o desenvolvimento da articulação destacam-se as seguintes:

I- estímulo à prática da intersetorialidade;
II- campanhas conjuntas destinadas à sociedade em geral e aos profissionais da área, com vistas à concretização da Doutrina de Proteção Integral adotada pelo ECA;
III- promoção de discussões, encontros, seminários (gerais e temáticos) conjuntos;
IV- respeito às competências e atribuições de cada ente federativo e de seus órgãos, evitando-se a sobreposição de ações.

Está correto o que se afirma em:

7Questão 55876. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Com relação ao conteúdo da garantia da absoluta prioridade da criança e do adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
II. Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
III. Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Está correto o que se afirma em: 

8Questão 55877. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Conforme preceitua do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.° 8.069, de 13 de julho de 1990), a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão atuar de forma articulada na elaboração de políticas públicas e na execução de ações destinadas a coibir o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante e difundir formas não violentas de educação de crianças e de adolescentes, tendo como principais ações, exceto:

9Questão 55878. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

Um brasileiro com dez anos de idade pode viajar para

10Questão 55879. Eca, Da Prevenção, Ensino Médio

A Lei nº 8.069/1990 estabelece que