Prestação de Serviços à Comunidade - Exercícios com Gabarito - ECA

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Prestação de Serviços à Comunidade - Exercícios com Gabarito - ECA). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

60 resolveram
37% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
20 bom
33 regular
6 péssimo

1Questão 55980. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Às crianças menores de 12 anos, autoras de ato infracional de qualquer tipo, o ECA determina ao Conselho Tutelar aplicar medidas

2Questão 55981. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Criança que cometer ato infracional estará sujeita a

3Questão 55982. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justiça, é correto afirmar que

4Questão 55983. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Adolescente é surpreendido praticando ato infracional análogo ao tipo previsto no art. 157 do Código Penal, in verbis:

Art. 157 Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça (...)
Pena – reclusão de quatro a dez anos, e multa.
Após o regular trâmite processual, advém sentença aplicando medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade pelo prazo máximo de seis meses. Nessa situação hipotética, conforme posicionamento do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema, o prazo da prescrição da pretensão de executar a medida socioeducativa é de 

5Questão 55984. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Com base na Lei n.º 8.069/1990, assinale a opção que apresenta medida passível de aplicação por autoridade competente tanto a criança quanto a adolescente que cometa ato infracional.

6Questão 55985. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Considere as afirmações abaixo, com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

I - São medidas aplicáveis aos pais, dentre outras: o encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico, a programa oficial ou comunitário de proteção à família, a cursos ou programas de orientação, destituição da tutela e advertência.
II - Prestação de serviços à comunidade, obrigação de reparar o dano, liberdade assistida e internação em estabelecimento prisional são algumas das medidas que podem ser aplicadas pela autoridade competente ao adolescente, quando constatada a prática de ato infracional.
III - O princípio de intervenção máxima é um dos mais importantes dentre os que regem a aplicação das medidas específicas de proteção.
IV - Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária determinará, obrigatoriamente, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum.

Quais estão corretas?

7Questão 55986. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

A medida socioeducativa que consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral denomina-se

8Questão 55987. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

As entidades de atendimento, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programas de proteção e socioeducativos destinados a crianças e adolescentes, em regime, entre outros, de:

9Questão 55988. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Em relação as medidas socioeducativas analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta: 

I. A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais . 
II. A liberdade assistida será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o Ministério Público e o defensor. 
III. A medida de semiliberdade não comporta prazo determinado aplicando-se, no que couber, as disposições relativas à internação.
IV. A internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, gravidade do ato infracional, prevenção geral, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. 

10Questão 55989. Eca, Prestação de Serviços à Comunidade, Ensino Médio

Na medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade, segundo definição legal, as tarefas a serem executadas pelo adolescente