Simulado: Regime de Semiliberdade - ECA - Exercícios com Gabarito

10 questões Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Regime de Semiliberdade - ECA - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

42 resolveram
36% acertos
Difícil
0 gabaritaram
2 ótimo
11 bom
22 regular
7 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 56010. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Oficial da Infância e Juventude, ao fiscalizar unidade de execução de medida socioeducativa de internação, depara-se com um adolescente aparentando grave transtorno mental. O Oficial apresenta relatório ao Juízo da Infância e da Juventude, após solicitar a imediata adoção das providências pertinentes pelo diretor da unidade. Considerando a hipótese apresentada, o adolescente poderá ter a sua medida socioeducativa:

2Questão 56011. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Atente ao que se diz sobre a medida socioeducativa de semiliberdade, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Pode ser aplicada como primeira medida.
( ) Pode ser aplicada como forma de progressão de regime para aqueles adolescentes já privados de liberdade.
( ) Com essa medida, o educando fica sob a custódia do Estado.
( ) Com essa medida, o educando poderá realizar atividades externas, desde que haja autorização judicial.

A sequência correta, de cima para baixo, é  

3Questão 56012. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Atente à seguinte definição: “Trata-se de uma medida socioeducativa que consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais”.

O enunciado acima define  

4Questão 56013. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Dentre as medidas apresentadas a seguir, assinale as que NÃO correspondem a medidas socioeducativas.

5Questão 56014. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Verificada a prática de ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar aos adolescentes medidas socioeducativas. Sobre as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, é correto afirmar:

6Questão 56015. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

De acordo com a Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescente que pratique ato infracional, assinale a alternativa correta quanto aos objetivos dessas medidas.

7Questão 56016. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

Sobre a Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e trata da execução das medidas socioeducativas, assinale a afirmativa INCORRETA.

8Questão 56017. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/1990, caso ocorra a prática de algum ato infracional, além das medidas protetivas de acordo com a supracitada lei, a autoridade competente poderá aplicar medida socioeducativa de acordo com a capacidade do ofensor, circunstâncias do fato e a gravidade da infração. De acordo com o exposto, analise as alternativas a seguir.

I. Advertências.
II. Obrigação de reparar o dano.   
III. Prestação de serviços à comunidade.   
IV. Liberdade assistida. 
V. Semiliberdade. 
VI. Internação. 

Estão corretas as alternativas

9Questão 56018. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

O cumprimento das medidas socioeducativas em regime de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação dependerá de Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente. São requisitos obrigatórios do PIA, EXCETO:

10Questão 56019. Eca, Regime de Semiliberdade, Ensino Médio

O cumprimento das medidas socioeducativas em regime de prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade ou internação dependerá de Plano Individual de Atendimento (PIA), instrumento de previsão, registro e gestão das atividades a serem desenvolvidas com o adolescente. São requisitos obrigatórios do PIA, EXCETO: