Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais - Exercícios com Gabarito

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10 questões Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

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12 regular
1 péssimo

1Questão 56190. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Júlia consegue  finalizar um  relatório em 9 minutos e  10  segundos e  Carla, em  7 minutos e  30  segundos.  A  cada  relatório,  cada  uma  delas  descansa  50  segundos  antes  de  começar o próximo. Com  base  nesse  caso  hipotético,  julgue  o  item subsequente.

Júlia finaliza um relatório em menos de 0,15 hora. 

2Questão 56191. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo a números naturais, números racionais e regra de três.

e uma TV digital tiver uma resolução de 1.080 pixels de largura por 720 pixels de altura, então o quociente, em pixels, da altura pela largura corresponderá a um número decimal que poderá ser representado por uma dízima periódica.

3Questão 56192. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Em determinada região, apenas atuam as empresas A e B de telefonia celular. Para os serviços básicos, a tarifa mensal cobrada pela empresa A é composta de um valor fixo de R$ 64,00 mais R$ 2,00 para cada chamada efetuada. Na empresa B, esses valores são R$ 56,00 e R$ 2,40, respectivamente. Com relação a essas empresas, julgue o item que se segue. 

Se o usuário souber que fará mais de 20 chamadas por mês, para ele será mais vantajoso ser cliente da empresa A. 

4Questão 56193. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Acerca das propriedades dos conjuntos numéricos, julgue o item a seguir.

Existem exatamente quatro números inteiros r para os quais a fração 14/ 2r + 1 é um número inteiro.

5Questão 56194. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Lúcio, Breno, Cláudia e Denise abriram a loja virtual Lik, para a qual, no ato de abertura, Lúcio contribuiu com R$ 10.000,00; Breno, com R$ 15.000,00; Cláudia, com R$ 12.000,00; e Denise, com R$ 13.000,00. Os lucros obtidos por essa loja serão distribuídos de forma diretamente proporcional à participação financeira de cada um dos sócios no ato de abertura da loja. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Caso o volume de cada unidade de determinado produto vendido pela loja Lik seja de 1.800 cm3 , então, se 200 unidades desse produto forem acondicionadas em uma única embalagem, o volume dessa embalagem será inferior a 0,3 m3 .

6Questão 56195. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue o item seguinte acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas.

O produto de um número racional não nulo por um número irracional será sempre um número irracional.

7Questão 56196. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.

Se a área da fazenda Y for igual a 23 km2 e a área da fazenda Z for igual a 2.300.000 m2 , então a área da fazenda Y será menor que a da fazenda Z.

8Questão 56197. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que N = {0, 1, 2, 3,...} é o conjunto dos números naturais, julgue o item seguinte, relativos a esse conjunto, a seus subconjuntos e às operações em N.

Considerando-se os números naturais 13 e 39, é correto afirmar que as igualdades 13 + 39 = 39 + 13, 13 × 39 = 39 × 13 e 13 ÷ 39 = 39 ÷ 13 não são todas verdadeiras.

9Questão 56198. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que N = {0, 1, 2, 3,...} é o conjunto dos números naturais, julgue o item seguinte, relativos a esse conjunto, a seus subconjuntos e às operações em N.

O número resultante da operação matemática 3.457 - 2.351 é sucessor do número resultante da operação 3.457 - 2.352.

10Questão 56199. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, CESPE, Ensino Médio

Ainda com relação às operações no conjunto dos números naturais N, julgue o próximo item.

Considere que, para os 170 alunos de uma escola, a merendeira prepare 45 litros de suco para o lanche e que ela saiba que cada litro de suco corresponde a 10 copos. Nesse caso, se cada aluno beber 2 copos de suco, ainda sobrarão 11 litros de suco