Simulado: Exercícios Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais com Gabarito

10 questões Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

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1Questão 56200. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Paulo escreveu dois números naturais em seu caderno, cada um deles com quatro algarismos diferentes. O maior deles só tem algarismos ímpares e o menor só tem algarismos pares. Sabendo que a diferença entre o maior número e o menor é a maior possível, qual é esta diferença?

2Questão 56201. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Márcia e Fátima marcaram um encontro às 13h. Márcia chegou às 12h53 e Fátima chegou às 13h13. Desde a sua chegada, Márcia esperou por Fátima durante

3Questão 56202. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Maria, Carla e Daniela marcaram um encontro às 19h. Maria chegou às 18h48, Carla chegou 27 minutos depois de Maria e Daniela chegou às 19h12. É correto afirmar que

4Questão 56203. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Um caminhão pesado levou uma carga de Salvador a Aracaju, e o tempo de viagem foi de 8 horas e 14 minutos. Na volta, o caminhão vazio foi mais rápido e levou apenas 6 horas e 48 minutos para retornar ao ponto de partida. O tempo de ida foi maior do que o tempo de volta em

5Questão 56204. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Gisele quer guardar seus 101 mangás (histórias em quadrinhos japonesas) em um pequeno gaveteiro com 7 gavetas. Em cada gaveta cabem, no máximo, 20 mangás. É correto concluir que

6Questão 56205. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

A arte de contar e registrar as quantidades se desenvolveu em diferentes culturas. No nosso Sistema de Numeração, a base numérica mais estudada é a decimal, que foi identificada no sistema Chinês, Egípcio, Romano e Indo-Arábico. Nós temos a base sexagesimal, do povo Sumério, e a base "vigésimal", dos Maias. Sobre o Sistema de Numeração, assinale a alternativa incorreta.

7Questão 56206. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Os numerais conhecidos como hieróglifos foram criados aproximadamente há cinco mil anos, mas a forma de contar já possibilitava uma escrita de números abrangentes a partir da ideia de agrupamento. As unidades eram representadas por traços verticais de um a nove, contando pela repetição do traço vertical. As potências de dez tinham representação por símbolos criados para cada potência. O sistema numérico a que o texto faz referência é o

8Questão 56207. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Considere os números reais x = 13/24, y = √1/3 , z = 8/15 . Então

9Questão 56208. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

Numa divisão de números naturais, o maior resto possível é igual a 23 e o quociente é igual a 71. O dividendo dessa divisão é igual a:

10Questão 56209. Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Ensino Médio

A quantidade de metros de fio elétrico de um rolo, que não chega a 40 m, deverá ser dividida em pedaços iguais, de mesmo comprimento. Sabe-se que se os pedaços tiverem comprimento de 4 m, ou de 6 m, ou de 9 m, sempre restarão 2 m de fio no rolo. Se o eletricista decidir obter o número máximo de pedaços iguais, com 7,5 m de comprimento cada um, a quantidade de fio que restará no rolo será igual a