Simulado: Frações e Números Decimais - Exercícios com Gabarito

10 questões Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 56230. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Dos candidatos ao cargo de assistente da tecnologia de informação que faziam as provas do concurso em determinada sala, 1/5 nasceu no DF, 1/3 nasceu em Anápolis e o triplo da diferença entre esses dois últimos números nasceu em Goiânia. Apenas dois dos candidatos dessa sala vieram de outras localidades.

Com base nessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Nessa sala havia mais de 28 candidatos.

2Questão 56231. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

 A dosimetria da pena (cálculo da pena) é feita no momento em que o juiz, com o poder jus puniendi, comina ao indivíduo a sanção. O artigo 68 do Código Penal deixa bem claras as três fases que o magistrado obrigatoriamente deve seguir na aplicação da pena:

1.º) fixar a pena de acordo com as circunstâncias judiciais;
2.º) levar em conta as circunstâncias agravantes e atenuantes; e
3.º) levar em conta as causas de aumento ou de diminuição de pena. 

A partir do texto acima, julgue o item seguinte. 

Suponha-se que os agravantes de determinado crime remetam a um aumento entre 1/6 e 2/3 da pena. Nesse caso, um juiz que tenha aumentado a pena em 2/7 extrapolou os limites do intervalo estabelecido. 

3Questão 56232. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Lúcio, Breno, Cláudia e Denise abriram a loja virtual Lik, para a qual, no ato de abertura, Lúcio contribuiu com R$ 10.000,00; Breno, com R$ 15.000,00; Cláudia, com R$ 12.000,00; e Denise, com R$ 13.000,00. Os lucros obtidos por essa loja serão distribuídos de forma diretamente proporcional à participação financeira de cada um dos sócios no ato de abertura da loja. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Se M for a quantidade média de acessos por minuto ao sítio eletrônico da loja Lik e M= 0,8, então M será um número irracional menor que 0,8.

4Questão 56233. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue o item seguinte acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas.

Um número é irracional se, e somente se pode ser representado por uma dízima não periódica.

5Questão 56234. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue o item seguinte acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas.

O produto de dois números irracionais é um número irracional.

6Questão 56235. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

 Sabendo que os números racionais são, precisamente, as dízimas periódicas, julgue o item seguinte acerca de números e dízimas periódicas e não periódicas.

O número 0,1010010001... é um número racional.

7Questão 56236. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Em uma escola do município X, há, no 7.º ano, 40 estudantes matriculados no turno matutino, 35, no vespertino e 30, no noturno. Com base nessas informações, julgue o item seguinte.

Menos de 1/3 dos estudantes do 7.º ano dessa escola estudam no turno noturno.

8Questão 56237. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.

e A = 1,232323... e B = 0,434343..., então A + B = 165/99

9Questão 56238. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.

A soma 1+ 1/2 + 1/4 + 1/8 + 1/16 + 1/32 é inferior a 2

10Questão 56239. Matemática, Frações e Números Decimais, CESPE, Ensino Médio

Em televisões FullHD, a proporção entre a largura e a altura da tela é 16:9. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir.

Se a altura for aumentada em 20%, então, para manter a proporção de 16:9, a largura também deverá ser aumentada em 20%.