Simulado Razão, Proporção e Números Proporcionais - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 questões de Matemática (Razão e Proporção) Ensino Médio Banca CESPE. Teste seus Conhecimentos em Provas Online com Gabarito.

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  • 1 - Questão 56250.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • No item seguinte apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, porcentagens e descontos.

    O casal Rafael e Joana investe R$ 2.000 todos os meses. Joana investe 50% a mais que Rafael e o valor investido por cada um corresponde a 25% dos seus respectivos salários líquidos. Nessa situação, o salário líquido de Rafael é de R$ 3.200.
  • 3 - Questão 56252.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • Para pintar 28 m de muro, são necessários 7 pintores, trabalhando 6 h por dia, durante 4 dias. Supondo, nesse caso hipotético, que a eficiência dos pintores seja constante, julgue o item a seguir.

    O número de pintores é inversamente proporcional ao número de dias.
  • 4 - Questão 56253.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • A respeito de razões, proporções e inequações, julgue o item seguinte.

    Situação hipotética: Vanda, Sandra e Maura receberam R$ 7.900 do gerente do departamento onde trabalham, para ser divido entre elas, de forma inversamente proporcional a 1/6, 2/9 e 3/8, respectivamente. Assertiva: Nessa situação, Sandra deverá receber menos de R$ 2.500.
  • 5 - Questão 56254.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • 8 computadores, trabalhando 12h por dia, durante 15 dias, concluem 400 processamentos de imagens de alta definição. Os computadores têm igual capacidade e os processos exigem o mesmo tempo. Considerando essa situação hipotética, julgue o item .  

    O número de processamentos de imagens de alta definição é diretamente proporcional ao número de computadores.
  • 6 - Questão 56255.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • No item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, divisão proporcional, média e porcentagem.

    Vilma, Marta e Cláudia trabalham em uma mesma agência bancária. Vilma está nesse emprego há 5 anos, Marta, há 7 anos e Cláudia, há 12 anos. Para premiar a eficiência dessas funcionárias, a direção do banco concedeu-lhes uma bonificação de R$ 12.000, que deverão ser divididos entre as três, de forma diretamente proporcional aos respectivos tempos de serviço. Nesse caso, Vilma receberá mais de R$ 3.000 de bonificação.
  • 7 - Questão 56256.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • No item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, divisão proporcional, média e porcentagem.

    Um digitador digita, em média, sem interrupção, 80 palavras por minuto e gasta 25 minutos para concluir um trabalho. Nessa situação, para que o digitador conclua o mesmo trabalho em 20 minutos, sem interrupção, ele terá que digitar, em média, 90 palavras por minuto.
  • 8 - Questão 56257.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • A respeito de diversos tópicos aplicados da matemática, julgue o item.

    Considere-se que o relógio de ponto do órgão onde Mário, Rubens e Tiago estão lotados tenha apresentado defeito e eles tenham ficado sem registrar suas horas extras durante vários dias. Assim, a chefia concederá 235 horas a serem acrescidas ao banco de horas dos três, que serão divididas em quantidades inversamente proporcionais ao tempo de serviço que cada um tenha na casa. Mário tem 3 anos de casa, Rubens tem 4 e Tiago, 5. Nesse caso, Rubens deverá acrescentar 75 horas ao seu banco de horas.
  • 9 - Questão 56258.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.

    Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m /[m - 1].
  • 10 - Questão 56259.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - CESPE
  • Os irmãos Jonas, Pierre e Saulo, que têm, respectivamente, 30, 20 e 18 anos de idade, herdaram de seu pai a quantia de R$ 5 milhões. O testamento prevê que essa quantia deverá ser dividida entre os irmãos em partes inversamente proporcionais às suas idades.

    Nessa situação hipotética, Jonas receberá 50% a mais que Saulo.