Razão, Proporção e Números Proporcionais - Exercícios com Gabarito

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10 questões Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

72 resolveram
62% acertos
Médio
2 gabaritaram
16 ótimo
47 bom
9 regular
0 péssimo

1Questão 56250. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

No item seguinte apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, porcentagens e descontos.

O casal Rafael e Joana investe R$ 2.000 todos os meses. Joana investe 50% a mais que Rafael e o valor investido por cada um corresponde a 25% dos seus respectivos salários líquidos. Nessa situação, o salário líquido de Rafael é de R$ 3.200.

2Questão 56251. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

Quanto às grandezas direta e inversamente proporcionais, julgue o item a seguir.

Um veículo percorre a distância d em t minutos. Sendo assim, um acréscimo de 25% em sua velocidade média fará com que o tempo seja reduzido em 20%.

3Questão 56252. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

Para pintar 28 m de muro, são necessários 7 pintores, trabalhando 6 h por dia, durante 4 dias. Supondo, nesse caso hipotético, que a eficiência dos pintores seja constante, julgue o item a seguir.

O número de pintores é inversamente proporcional ao número de dias.

4Questão 56253. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

A respeito de razões, proporções e inequações, julgue o item seguinte.

Situação hipotética: Vanda, Sandra e Maura receberam R$ 7.900 do gerente do departamento onde trabalham, para ser divido entre elas, de forma inversamente proporcional a 1/6, 2/9 e 3/8, respectivamente. Assertiva: Nessa situação, Sandra deverá receber menos de R$ 2.500.

5Questão 56254. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

8 computadores, trabalhando 12h por dia, durante 15 dias, concluem 400 processamentos de imagens de alta definição. Os computadores têm igual capacidade e os processos exigem o mesmo tempo. Considerando essa situação hipotética, julgue o item .  

O número de processamentos de imagens de alta definição é diretamente proporcional ao número de computadores.

6Questão 56255. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

No item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, divisão proporcional, média e porcentagem.

Vilma, Marta e Cláudia trabalham em uma mesma agência bancária. Vilma está nesse emprego há 5 anos, Marta, há 7 anos e Cláudia, há 12 anos. Para premiar a eficiência dessas funcionárias, a direção do banco concedeu-lhes uma bonificação de R$ 12.000, que deverão ser divididos entre as três, de forma diretamente proporcional aos respectivos tempos de serviço. Nesse caso, Vilma receberá mais de R$ 3.000 de bonificação.

7Questão 56256. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

No item a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de proporcionalidade, divisão proporcional, média e porcentagem.

Um digitador digita, em média, sem interrupção, 80 palavras por minuto e gasta 25 minutos para concluir um trabalho. Nessa situação, para que o digitador conclua o mesmo trabalho em 20 minutos, sem interrupção, ele terá que digitar, em média, 90 palavras por minuto.

8Questão 56257. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

A respeito de diversos tópicos aplicados da matemática, julgue o item.

Considere-se que o relógio de ponto do órgão onde Mário, Rubens e Tiago estão lotados tenha apresentado defeito e eles tenham ficado sem registrar suas horas extras durante vários dias. Assim, a chefia concederá 235 horas a serem acrescidas ao banco de horas dos três, que serão divididas em quantidades inversamente proporcionais ao tempo de serviço que cada um tenha na casa. Mário tem 3 anos de casa, Rubens tem 4 e Tiago, 5. Nesse caso, Rubens deverá acrescentar 75 horas ao seu banco de horas.

9Questão 56258. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

A respeito de história da matemática, julgue o item subsequente.

Em um dos paradoxos do filósofo Zenão é contada a história do herói Aquiles, que disputa uma corrida com uma tartaruga. Nessa corrida ambos desenvolvem velocidades constantes, mas a razão entre a velocidade da tartaruga e a de Aquiles é da forma 1/m, em que m > 1. Aquiles, por ser mais rápido, permite que a tartaruga largue na sua frente e, depois de ela ter percorrido d1 metros, ele inicia a sua corrida. Depois de certo tempo, o herói percorreu essa distância de d1 metros; a tartaruga havia percorrido mais d2 metros. Na etapa seguinte, repete-se o processo e Aquiles percorre essa distância de d2 metros, enquanto a tartaruga percorre mais d3 metros. Considerando que esse processo continue, Aquiles será capaz de ultrapassar a tartaruga depois de percorrer uma distância igual a d1 × m /[m - 1].

10Questão 56259. Matemática, Razão e Proporção, CESPE, Ensino Médio

Os irmãos Jonas, Pierre e Saulo, que têm, respectivamente, 30, 20 e 18 anos de idade, herdaram de seu pai a quantia de R$ 5 milhões. O testamento prevê que essa quantia deverá ser dividida entre os irmãos em partes inversamente proporcionais às suas idades.

Nessa situação hipotética, Jonas receberá 50% a mais que Saulo.