Simulado: Sistema de Unidade de Medidas - Exercícios com Gabarito

10 questões Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Sistema de Unidade de Medidas - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

32 resolveram
61% acertos
Médio
2 gabaritaram
8 ótimo
16 bom
8 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 56270. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Suco de milho verde (para 100 alunos)

Ingredientes

1 lata grande de milho verde escorrido
7 litros de água filtrada
3 quilos e meio de açúcar
1 quilo de leite em pó

Modo de preparo

Bater, em um liquidificador, o milho e 4 litros de água filtrada; coar e levar ao fogo com o açúcar durante 75 minutos em fogo baixo, formando um mingau; bater o leite com o restante da água e acrescentar, aos poucos, o mingau de milho.

Acerca dessa receita e de seu preparo, julgue o item .

Se a receita for preparada para 200 alunos, então serão necessários 7 quilos de açúcar.

2Questão 56271. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Suco de milho verde (para 100 alunos)

Ingredientes

1 lata grande de milho verde escorrido
7 litros de água filtrada 3 quilos e meio de açúcar
1 quilo de leite em pó

Modo de preparo

Bater, em um liquidificador, o milho e 4 litros de água filtrada; coar e levar ao fogo com o açúcar durante 75 minutos em fogo baixo, formando um mingau; bater o leite com o restante da água e acrescentar, aos poucos, o mingau de milho.

Acerca dessa receita e de seu preparo, julgue o item.

De acordo com a receita, o milho batido com a água deve ficar em fogo baixo por uma hora e meia

3Questão 56272. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Considere um reservatório de formato cilíndrico com volume de 60 m3 que esteja conectado a um cano para enchê-lo. Sabendo que a vazão do cano é definida como sendo o volume de água que sai do cano por segundo, julgue os itens seguintes.

Se o reservatório encontra-se vazio e o cano tem uma vazão de 40 dmpor segundo, então serão necessários 30 minutos para que o tanque fique cheio.

4Questão 56273. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.

Considere que, para garantir o abastecimento de água durante determinado período de seca, tenha sido construído, em uma propriedade, um reservatório com capacidade para armazenar 10.000 dm3 de água. Nesse caso, o reservatório não transbordará se nele forem depositados 20.000 L de água.

5Questão 56274. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Nove arquivos de 1,6GB cada um e quarenta arquivos de 0,45GB cada um devem ser gravados em DVDs. Se cada DVD tem capacidade para 4,7GB, e todo arquivo deve ser gravado por inteiro em um único DVD, então serão necessários no mínimo oito DVDs.

6Questão 56275. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Com relação a sistemas de medidas e cálculos de volumes, julgue o item seguinte.

Considere-se que uma polegada corresponda a 2,54 cm e que 2,543 ≅ 16. Nesse caso, o volume de uma caixa d"água de 1.000 litros será inferior a 60.000 polegadas cúbicas.

7Questão 56276. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Ao passar com seu veículo por um radar eletrônico de medição de velocidade, o condutor percebeu que o velocímetro do seu carro indicava a velocidade de 99 km/h. Sabe-se que a velocidade mostrada no velocímetro do veículo é 10% maior que a velocidade real, que o radar mede a velocidade real do veículo, mas o órgão fiscalizador de trânsito considera, para efeito de infração, valores de velocidade 10% inferiores à velocidade real. 

Nessa situação, considerando que a velocidade máxima permitida para a via onde se localiza o referido radar é de 80 km/h, o condutor não cometeu infração, pois, descontando-se 20% da velocidade mostrada no velocímetro de seu veículo, o valor de velocidade considerada pelo órgão fiscalizador será de 79 km/h.

8Questão 56277. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

Para higienizar uma caixa d"água de 1 m³, são necessários 40 mL de um produto de limpeza, diluído em 2 L de água. Para higienizar uma caixa d"água de 2 m³, são necessários 60 mL do mesmo produto, diluídos em 3 L de água. Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Se um novo produto de limpeza indica, para a correta higienização da caixa d"água de 1 m³, uma diluição de 15 mL de produto para cada litro de água, então o novo produto representa uma economia de mais de 30% com relação ao produto antigo.

9Questão 56278. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

É recomendável que um determinado atleta beba 300 mL de isotônico a cada 45 minutos de sua atividade física. Ele faz atividade física três horas por dia, todos os dias, e cada garrafa de isotônico possui 450 mL de líquido e custa R$ 5,00. Se uma garrafa não é totalmente consumida, ele guarda o restante para o dia seguinte, ou seja, não há desperdício. Com base nesse caso hipotético, julgue o item que se segue. 

O atleta bebe 1,2 dm³ de isotônico por dia.

10Questão 56279. Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, CESPE, Ensino Médio

O motorista de uma empresa transportadora de produtos hospitalares deve viajar de São Paulo a Brasília para uma entrega de mercadorias. Sabendo que irá percorrer aproximadamente 1.100 km, ele estimou, para controlar as despesas com a viagem, o consumo de gasolina do seu veículo em 10 km/L. Para efeito de cálculos, considerou que esse consumo é constante. Considerando essas informações, julgue o item que segue.

Se a referida distância de São Paulo a Brasília for calculada em jardas, admitindo-se que o valor aproximado de uma jarda seja 90 cm, então a distância entre essas cidades será de, aproximadamente, 1.222.222 jardas.