Simulado Sistema de Unidade de Medidas - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Matemática (Sistema de Unidade de Medidas). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

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  • 1 - Questão 56270.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Suco de milho verde (para 100 alunos)

    Ingredientes

    1 lata grande de milho verde escorrido
    7 litros de água filtrada
    3 quilos e meio de açúcar
    1 quilo de leite em pó

    Modo de preparo

    Bater, em um liquidificador, o milho e 4 litros de água filtrada; coar e levar ao fogo com o açúcar durante 75 minutos em fogo baixo, formando um mingau; bater o leite com o restante da água e acrescentar, aos poucos, o mingau de milho.

    Acerca dessa receita e de seu preparo, julgue o item .

    Se a receita for preparada para 200 alunos, então serão necessários 7 quilos de açúcar.
  • 2 - Questão 56271.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Suco de milho verde (para 100 alunos)

    Ingredientes

    1 lata grande de milho verde escorrido
    7 litros de água filtrada 3 quilos e meio de açúcar
    1 quilo de leite em pó

    Modo de preparo

    Bater, em um liquidificador, o milho e 4 litros de água filtrada; coar e levar ao fogo com o açúcar durante 75 minutos em fogo baixo, formando um mingau; bater o leite com o restante da água e acrescentar, aos poucos, o mingau de milho.

    Acerca dessa receita e de seu preparo, julgue o item.

    De acordo com a receita, o milho batido com a água deve ficar em fogo baixo por uma hora e meia
  • 3 - Questão 56272.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Considere um reservatório de formato cilíndrico com volume de 60 m3 que esteja conectado a um cano para enchê-lo. Sabendo que a vazão do cano é definida como sendo o volume de água que sai do cano por segundo, julgue os itens seguintes.

    Se o reservatório encontra-se vazio e o cano tem uma vazão de 40 dmpor segundo, então serão necessários 30 minutos para que o tanque fique cheio.
  • 4 - Questão 56273.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Julgue os seguintes itens, relativos a sistemas numéricos e sistema legal de medidas.

    Considere que, para garantir o abastecimento de água durante determinado período de seca, tenha sido construído, em uma propriedade, um reservatório com capacidade para armazenar 10.000 dm3 de água. Nesse caso, o reservatório não transbordará se nele forem depositados 20.000 L de água.
  • 5 - Questão 56274.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Nove arquivos de 1,6GB cada um e quarenta arquivos de 0,45GB cada um devem ser gravados em DVDs. Se cada DVD tem capacidade para 4,7GB, e todo arquivo deve ser gravado por inteiro em um único DVD, então serão necessários no mínimo oito DVDs.
  • 6 - Questão 56275.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Com relação a sistemas de medidas e cálculos de volumes, julgue o item seguinte.

    Considere-se que uma polegada corresponda a 2,54 cm e que 2,543 ≅ 16. Nesse caso, o volume de uma caixa d"água de 1.000 litros será inferior a 60.000 polegadas cúbicas.
  • 7 - Questão 56276.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Ao passar com seu veículo por um radar eletrônico de medição de velocidade, o condutor percebeu que o velocímetro do seu carro indicava a velocidade de 99 km/h. Sabe-se que a velocidade mostrada no velocímetro do veículo é 10% maior que a velocidade real, que o radar mede a velocidade real do veículo, mas o órgão fiscalizador de trânsito considera, para efeito de infração, valores de velocidade 10% inferiores à velocidade real. 

    Nessa situação, considerando que a velocidade máxima permitida para a via onde se localiza o referido radar é de 80 km/h, o condutor não cometeu infração, pois, descontando-se 20% da velocidade mostrada no velocímetro de seu veículo, o valor de velocidade considerada pelo órgão fiscalizador será de 79 km/h.
  • 8 - Questão 56277.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • Para higienizar uma caixa d"água de 1 m³, são necessários 40 mL de um produto de limpeza, diluído em 2 L de água. Para higienizar uma caixa d"água de 2 m³, são necessários 60 mL do mesmo produto, diluídos em 3 L de água. Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

    Se um novo produto de limpeza indica, para a correta higienização da caixa d"água de 1 m³, uma diluição de 15 mL de produto para cada litro de água, então o novo produto representa uma economia de mais de 30% com relação ao produto antigo.
  • 9 - Questão 56278.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • É recomendável que um determinado atleta beba 300 mL de isotônico a cada 45 minutos de sua atividade física. Ele faz atividade física três horas por dia, todos os dias, e cada garrafa de isotônico possui 450 mL de líquido e custa R$ 5,00. Se uma garrafa não é totalmente consumida, ele guarda o restante para o dia seguinte, ou seja, não há desperdício. Com base nesse caso hipotético, julgue o item que se segue. 

    O atleta bebe 1,2 dm³ de isotônico por dia.
  • 10 - Questão 56279.   Matemática - Sistema de Unidade de Medidas - Nível Médio - CESPE
  • O motorista de uma empresa transportadora de produtos hospitalares deve viajar de São Paulo a Brasília para uma entrega de mercadorias. Sabendo que irá percorrer aproximadamente 1.100 km, ele estimou, para controlar as despesas com a viagem, o consumo de gasolina do seu veículo em 10 km/L. Para efeito de cálculos, considerou que esse consumo é constante. Considerando essas informações, julgue o item que segue.

    Se a referida distância de São Paulo a Brasília for calculada em jardas, admitindo-se que o valor aproximado de uma jarda seja 90 cm, então a distância entre essas cidades será de, aproximadamente, 1.222.222 jardas.

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