Exercícios Probabilidade Resolvidos com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios Probabilidade Resolvidos com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Matemática, Probabilidade, Médio

76 resolveram
35% média
Difícil
1 gabaritaram
1 Ótimo
20 Bom
40 Regular
15 Péssimo
Uma caixa possui em seu interior 10 bolas brancas, 8 bolas vermelhas e 2 bolas azuis. Se uma bola é retirada ao acaso, a probabilidade de ser uma bola branca é:
Suponha que na copa de 2022 irão participar 32 seleções, entre as quais Brasil e Alemanha. Serão formados oito grupos de quatro seleções, através de sorteio. Qual a probabilidade que Brasil e Alemanha fiquem no mesmo grupo?
Uma caixa contém 8 bolas verdes, 6 bolas amarelas, 4 bolas azuis e 2 bolas vermelhas. Qual a probabilidade, de alguém, sem olhar, tirar dessa caixa uma bola azul?
Um baralho contém 13 cartas de cada um dos naipes: ouros, copas, espadas e paus. Ao todo, são 52 cartas (13×4).

Com as cartas embaralhadas e, sem ver qualquer uma delas, o número mínimo de cartas que devem ser retiradas desse baralho para que se tenha a certeza que existam, entre elas, pelo menos 5 cartas do mesmo naipe é 
Em uma urna há 10 bolas brancas numeradas de 1 a 10 e 5 bolas pretas numeradas de 1 a 5. Retiram-se, em sequência e sem reposição, duas bolas da urna. A probabilidade de a segunda bola retirada ser uma bola preta com um número par é
Uma moeda é lançada 4 vezes. A probabilidade de sair pelo menos 2 caras é:
Entre 6 deputados, 3 do Partido A e 3 do Partido B, serão sorteados 2 para uma comissão.
A probabilidade de os 2 deputados sorteados serem do Partido é de 
Em uma pesquisa realizada em um colégio foram feitas duas perguntas aos alunos. 150 responderam sim a ambas; 350 responderam sim à primeira; 200 responderam sim à segunda e 250 responderam não a ambas. Se um aluno for escolhido ao acaso, qual é a probabilidade de ele ter respondido “não” à primeira pergunta?
Numa urna existem bolas, todas de mesmo tamanho e peso, numeradas de 1 a 30 sem repetição. A probabilidade de se sortear um número primo ao pegarmos uma única bola, aleatoriamente, é de:
O macaco Anselmo, do zoológico da cidade, recebeu um presente intrigante: uma velha e inusitada máquina de escrever. A máquina possui apenas as letras “a”, “e”, “f”, “m”, “p”, “r”, “t”, “u”, “v”, “y”, “z” e uma tecla de espaçamento. Anselmo mostrou ser um escritor nato e cheio de ambições literárias, mas sua escrita possui uma peculiaridade: ele aperta as teclas da máquina de escrever de modo totalmente aleatório. Dessa forma, é possível que Anselmo escreva desde bobagens como “ft y pp” até frases com sentido, como as duas primeiras palavras do livro Dom Quixote de Miguel Cervantes, “Era um”. A chance é pequena, mas pode ocorrer.

Qual é a probabilidade de Anselmo escrever as duas palavras da obra mencionada?

Veja também...