A Construção do Conhecimento - Pedagogia - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões do simulado abaixo (A Construção do Conhecimento - Pedagogia - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

114 resolveram
66% acertos
Médio
2 gabaritaram
31 ótimo
74 bom
9 regular
0 péssimo

1Questão 56834. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.

2Questão 56835. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

    O currículo da educação básica da Secretaria de Estado  de Educação do Distrito Federal fundamenta‐se na pedagogia  histórico‐crítica  e  na  psicologia  histórico‐cultural,  opção  teórico‐metodológica  que  se  assenta  em  inúmeros  fatores,  sendo a realidade socioeconômica da população do Distrito  Federal um deles.

Currículo em Movimento: pressupostos teóricos. SEEDF. 2014. p. 30 (com adaptações)

Tendo  o  texto  acima  como  referência  inicial,  julgue o seguinte item.

Os métodos de ensino partem de um saber fundado na  experiência  dos  estudantes  e  o  trabalho  docente  relaciona  a  prática  vivida  pelos  estudantes  com  os  conteúdos escolares.

3Questão 56836. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

A respeito da relação professor‐aluno, julgue o seguinte item.

A dimensão socioemocional do estudante é exercitada  quando o professor planeja a aula e alinha seus objetivos  a ela.

4Questão 56837. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional.

5Questão 56838. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar.

6Questão 56839. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.

7Questão 56840. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.

8Questão 56841. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento. 

9Questão 56842. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.

10Questão 56843. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, CESPE, Ensino Médio

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.