Simulado A Construção do Conhecimento - Pedagogia - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (A Construção do Conhecimento). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 37 Resolveram
  • 65% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 9 Ótimo
  • barra qtd_bom 25 Bom
  • barra ruim3 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 56834.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    De acordo com a metodologia sob a perspectiva dialética, o conhecimento é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo; assim, sob essa perspectiva, para que o conteúdo apresentado pelo professor se transforme em conhecimento do aluno, esse conteúdo deve ser trabalhado e reelaborado pelo educando.
  • 2 - Questão 56835.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  •     O currículo da educação básica da Secretaria de Estado  de Educação do Distrito Federal fundamenta‐se na pedagogia  histórico‐crítica  e  na  psicologia  histórico‐cultural,  opção  teórico‐metodológica  que  se  assenta  em  inúmeros  fatores,  sendo a realidade socioeconômica da população do Distrito  Federal um deles.

    Currículo em Movimento: pressupostos teóricos. SEEDF. 2014. p. 30 (com adaptações)

    Tendo  o  texto  acima  como  referência  inicial,  julgue o seguinte item.

    Os métodos de ensino partem de um saber fundado na  experiência  dos  estudantes  e  o  trabalho  docente  relaciona  a  prática  vivida  pelos  estudantes  com  os  conteúdos escolares.
  • 4 - Questão 56837.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

    O professor deve ser crítico, reflexivo e responder, por meio da prática docente, às situações que surgem no dia a dia profissional.
  • 5 - Questão 56838.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

    Espera-se do professor preparo teórico-prático adequado para superar a fragmentação entre os domínios do conhecimento, de modo que alcance uma visão interdisciplinar.
  • 6 - Questão 56839.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

    O compromisso social e ético do profissional da educação está relacionado ao domínio do conteúdo e ao subsídio dado ao aluno para que ele se adapte aos valores e normas vigentes da sociedade por meio do desenvolvimento individual e da conquista do sucesso.
  • 7 - Questão 56840.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o item a seguir, relativo a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor.

    No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.
  • 8 - Questão 56841.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

    Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento. 
  • 9 - Questão 56842.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

    A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.
  • 10 - Questão 56843.   Pedagogia - A Construção do Conhecimento - Nível Médio - CESPE
  • Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue o item a seguir, acerca da relação professor/aluno.

    Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!