Simulado: A Construção do Conhecimento - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

10 questões Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (A Construção do Conhecimento - Exercícios com Gabarito - Pedagogia). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

153 resolveram
49% acertos
Difícil
2 gabaritaram
24 ótimo
67 bom
43 regular
19 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 56844. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

As opções a seguir apresentam as competências de referência dos conhecimentos docentes, à exceção de uma. Assinale-a.

2Questão 56845. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

Segundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra "Cinco Estudos de Educação Moral", o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que

3Questão 56846. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

A educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas. Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua valorização se confronta com políticas

4Questão 56847. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

O verdadeiro conhecimento não se transfere de forma mecânica daquele que conhece para aquele que ignora. Nesse sentido, a aprendizagem

5Questão 56848. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

O que somos capazes de fazer ou conhecer está relacionado aos conhecimentos já adquiridos anteriormente em nossas experiências, físicas ou mentais, e, ainda, aos desafios e oportunidades que o ambiente oferece, isto é, às condições sócio-econômica-cultural-afetivas de que dispomos.

Diante disso, é correto afirmar que 

6Questão 56849. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

Leia o trecho a seguir.

A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.

Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.

7Questão 56850. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência
2 - Conhecimento
3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.
( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.
( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 

8Questão 56851. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

Numa concepção crítica de educação, o erro do aluno também pode indicar uma

9Questão 56852. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades, atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem também na vivência cotidiana com a família, nas relações com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto, que o ambiente escolar, suas formas de organização e gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003). As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem respeito

10Questão 56853. Pedagogia, A Construção do Conhecimento, Ensino Médio

Assinale a alternativa que apresenta uma característica desejável do professor para a formação continuada de alunos.