Simulado A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Exercícios para Concursos

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 42 Resolveram
  • 48% Acertos
  • 1 Gabaritaram
  • barra ótimo 4 Ótimo
  • barra qtd_bom 15 Bom
  • barra ruim22 Regular
  • barra péssimo1 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 56864.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • A articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, é considerado:
  • 2 - Questão 56865.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Márcia é professora de uma turma de 6º ano e percebeu que um de seus estudantes não gosta de ler (principalmente quando solicitado para realizar a leitura em voz alta), apresenta dificuldades em relação à coordenação motora e possui uma escrita lenta e desordenada.

    Assinale a opção que indica o instrumento metodológico que, na situação, favoreceria o processo de ensino e aprendizagem desse aluno.
  • 3 - Questão 56866.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Entre as alternativas a seguir, marque aquela que representa uma ação docente menos conservadora: 
  • 4 - Questão 56867.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • A didática, para Libâneo (2012), constitui a ciência profissional do professor. De acordo com esse autor, sua especificidade epistemológica é o estudo 
  • 5 - Questão 56868.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Segundo Travaglia (2003), o ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras foi, durante muito tempo, baseado na concepção de aplicação das normas ditadas pela gramática da língua culta e amparado nos renomados autores de textos literários. Após a publicação dos PCNs de Língua Portuguesa, no entanto, constatou-se a existência de outras “gramáticas”, que começaram a ser adotadas nas salas de aula de Português. Partindo dessa constatação, numere a coluna da direita, relacionando o tipo de gramática à definição correspondente elaborada por Travaglia (2003).

    1. Gramática de uso.
    2. Gramática reflexiva.
    3. Gramática teórica.
    4. Gramática normativa.  

    ( ) É explícita e expõe uma sistematização a respeito da língua.
    ( ) É de bom uso da língua, para falar e escrever bem.
    ( ) É não consciente, implícita e liga-se à gramática internalizada do falante.
    ( ) É de explicitação e surge com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua. 

    Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
  • 6 - Questão 56869.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • O trabalho em grupo é uma estratégia muito usada no contexto escolar, por professores e pedagogos. Em relação a essa estratégia, considere as afirmações abaixo.

    I O grupo pode ser uma unidade de formação e aprendizagem por excelência no contexto escolar.
    II No trabalho em grupo, os estudantes aprendem a se integrar, a ter responsabilidade, a compartilhar objetivos na solução de problemas, a superar obstáculos.
    III A cooperação no grupo fortalece as instruções egocêntricas e a rigidez do pensamento dos estudantes.
    IV A preparação individual prévia se apresenta como um obstáculo para a cooperação na solução de problemas, no grupo.

    Das afirmações, estão corretas 
  • 7 - Questão 56870.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Lerner (2002) afirma que a preparação dos professores centrada no processo de alfabetização envolvem questões essenciais, que precisam ser asseguradas na formação docente, tais como:
  • 8 - Questão 56871.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • Exclui-se como princípio no processo de atuação docente na instituição de Educação Infantil:
  • 9 - Questão 56872.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • De acordo com Libâneo (2013, p.25), “(...) ___________ é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. Cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos”.

    Complete CORRETAMENTE a lacuna:
  • 10 - Questão 56873.   Pedagogia - A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem - Nível Médio
  • A partir das análises relativas às abordagens do processo ensino-aprendizagem, Mizukami (1986. p. 112) apresenta a seguinte afirmação:

    “De uma forma bastante genérica, igualmente, pode-se considerar que tanto o ______________ , quanto o __________ e __________ mesmo o em alguns de seus aspectos, pressupostos e implicações para a educação, são, de certo modo, solidários ao movimento escolanovista, pois surgem contra o ensino _________ ”.

    Em sequência, as palavras que CORRETAMENTE completam a frase acima são:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!