Simulado Evasão Escolar: Causas e Conseqüências - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Evasão Escolar). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 6 Resolveram
  • 33% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 2 Bom
  • barra ruim4 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 56895.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • A evasão e o abandono representam um processo muito complexo, dinâmico e ____________ de saída do estudante do espaço da vida escolar. Fatores intrínsecos e extrínsecos à escola, como drogas, sucessivas _____________, prostituição, falta de incentivo da família e da escola, necessidade de trabalhar, excesso de conteúdos escolar, alcoolismo, vandalismo, falta de formação de _____________ e preparo para o mundo do trabalho influenciam diretamente nas atitudes dos alunos que se afastam da escola. A evasão e a repetência estão longe de ser problemas relacionados às características individuais dos alunos e de suas famílias. Segundo análise fundamentada em algumas entrevistas realizadas com docentes, as causas da evasão são: ____________ em sala de aula, bagunça, _______________ e violência com os professores e defasagem série/idade. (Silva filho; Araújo, 2017). Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  • 2 - Questão 56896.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • Segundo os resultados observados por Dore (2014), em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais do estudante e institucionais da escola. A exemplo do exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que se refere aos fatores individuais.

    I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho;
    II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras;
    III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico;
    IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional;
    V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.
  • 3 - Questão 56897.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • A evasão na educação escolar é um fenômeno internacional, em todas as etapas e modalidades de ensino. Não é diferente o que ocorre no Ensino Médio no Brasil. O Plano Nacional de Educação (2014-2024) em vigência tem como uma de suas metas a universalização desta etapa da educação básica até o ano de 2016. O IFMS, objetivando o combate à evasão escolar nessa e nas demais modalidades e níveis de ensino, promove ações que garantam o acesso, permanência e êxito de seus estudantes. Sobre as ações do IFMS supracitadas, é CORRETO afirmar:
  • 4 - Questão 56898.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • Diante dos elevados índices de evasão escolar no Ensino Superior em todo Brasil, o Ministério da Educação lançou, em maio de 2013, o Programa Nacional de Bolsa Permanência. O Programa é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em instituições federais de ensino superior. De acordo com este Programa Nacional, possuem direito à Bolsa Permanência os estudantes que:

    I. atendam os critérios para a política de cotas;
    II. estejam matriculados em cursos com carga horária maior que cinco horas diárias;
    III. tenham renda per capita familiar mensal de até 1,5 salário mínimo;
    IV. não ultrapassem dois semestres do tempo regulamentar do curso de graduação em que estiverem matriculados para se diplomar.

    Considerando as alternativas acima, estão CORRETAS: 
  • 5 - Questão 56899.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal. Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho adequado para sua implementação é:
  • 6 - Questão 56900.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • Considere o relato de atividades de aula abaixo.

    A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.

    Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o 
  • 7 - Questão 56901.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • Marta Ide (In: Kishimoto, 2009), em seus estudos sobre avaliação da capacidade de inteligência e a questão do fracasso escolar, explica que a maioria das crianças da escola pública, principalmente aquelas que frequentam as classes especiais para deficientes mentais leves, provém de ambientes pobres de estímulos cognitivos: ninguém conversa nem estimula o raciocínio dessas crianças. Esse quadro, de acordo com a autora, pode ser revertido com
  • 8 - Questão 56902.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • No que se refere ao papel do psicólogo na identificação das causas da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção correta.
  • 9 - Questão 56903.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • Considerando as causas relacionadas aos aspectos macrossistêmicos associados à evasão escolar, assinale a opção correta.
  • 10 - Questão 56904.   Pedagogia - Evasão Escolar - Nível Médio
  • O fracasso escolar pode ser compreendido como a:

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!