1 - Questão 56925. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio De acordo com Burbridge (2012), a falta de comunicação efetiva é, ao mesmo tempo, a causa e o efeito de muitos conflitos. Evidentemente, o diálogo é a solução. O problema é como conseguir trazer para o diálogo alguém que não esteja interessado em participar, ou pior, que esteja com tantas restrições ou raiva que não queira, de jeito algum, conversar. Segundo esses autores, existem cinco considerações importantes que ajudam a trazer as pessoas para o diálogo, são elas: a objetividade, o timing (fator tempo, que está ligado à paciência), os interesses, o a) medo e a preocupação. b) contexto e a cultura. c) respeito e a hierarquia. d) motivo do conflito e o desejo de solução. e) problema e o reconhecimento. Comentarios (0) Erro questão? 2 - Questão 56926. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio Segundo Coll, no contexto da teoria da conversação de Grice, é descrito o princípio de cooperação, que rege as conversas, e as nove regras ou máximas de conversa, mediante as quais os participantes tornam possível a cooperação. Estas nove regras de conversação são categorizadas em quatro dimensões. São elas, as máximas de: a) ordenação; de qualidade; da relação; e de modalidade. b) quantidade; da ordenação; da relação; e de modalidade. c) quantidade; de qualidade; da ordenação; e de modalidade. d) quantidade; de qualidade; da relação; e de modalidade. e) quantidade; de qualidade; da relação; e da ordenação. Comentarios (0) Erro questão? 3 - Questão 56927. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere. “Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pós-graduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38) a) educação a distância b) financiamento educacional c) progressão funcional d) educação corporativa e) projeto pedagógico Comentarios (0) Erro questão? 4 - Questão 56928. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento, a) perseverança e atitude. b) habilidade e motivação. c) inteligência emocional e atitude. d) habilidade e atitude. e) assiduidade e atitude. Comentarios (0) Erro questão? 5 - Questão 56929. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio O Conselho de Cultura do Distrito Federal é paritário, composto de representantes do Poder Público e representantes da sociedade civil, nele os representantes da sociedade civil são eleitos pelos representantes da sociedade civil dos conselhos regionais de cultura, em assembleia distrital específica para esse fim, a partir de indicações encaminhadas por entidades, grupos, fóruns e coletivos de arte e cultura, nos termos de regulamento. São requisitos para os cargos, os seguintes pertencimentos ou situações a) atuação na área cultural (3 anos); moradia na região administrativa de candidatura (3 anos); e membro do Fórum da Juventude. b) atuação na área da produção cultural (8 anos), na área da formação cultural (18 anos ou mais), na área do patrimônio cultural (popular e erudita). c) ser representante da sociedade civil em pelo menos um dos conselhos da Fundação das Artes, da Fundação do Patrimônio Cultural, do Museu Vivo da Memória Candanga ou do Museu dos Povos Indígenas. d) atuação na área cultural – fomento, formação, criação, difusão; uma pessoa do Conselho da Pessoa com deficiência e um do segmento da arte e cultura inclusiva. e) atuação na área cultural (8 anos), de moradia (4 anos de residência no DF), etário (18 anos ou mais, na data da poss. Comentarios (0) Erro questão? 6 - Questão 56930. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio A função de assistente de alunos e a sua relação com os outros atores educacionais deve ser pensada, na atualidade, numa perspectiva de interação de toda a equipe, tendo como elemento mobilizador os educandos e seu cotidiano na escola. A partir desta frase, pode-se afirmar que o assistente de alunos: a) deve ser uma figura fiscalizadora do trabalho de todos. b) não pode ser considerado um membro da equipe pedagógica da escola. c) participa de diferentes atividades pedagógicas, e atua como um sujeito ativo no processo de construção de conhecimentos por parte dos estudantes. d) não deve organizar situações que promovam o diálogo ou a reflexão. e) deve construir, por meio de estratégias de vigilância, uma proposta de trabalho autoritária. Comentarios (0) Erro questão? 7 - Questão 56931. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio Na escola, os trabalhadores da educação são responsáveis pela organização e execução das atividades escolares dos educandos. Eles organizam disciplinas e matérias do currículo e dessa forma determinam quais são os espaços e os componentes físicos, como as edificações, os equipamentos e o mobiliário, que serão necessários à realização do currículo. A partir dessa afirmação, NÃO é correto afirmar que: a) há vínculos diretos entre as ações dos trabalhadores da educação e dos educandos e o espaço da escola. b) os vínculos entre as atividades e os espaços escolares mudam com a história da educação, à medida que se executam os planos escolares e, especialmente, quando se adotam novas maneiras de educar. c) os ambientes são criados ou recriados pela ação dos trabalhadores da educação e educandos, que procuram dar sentido às suas atividades. d) à palavra escola podemos associar diversas imagens, por exemplo: o edifício escolar, em geral um prédio com características próprias; e, um conjunto de atividades com uma só finalidade – a educação de pessoas para a vida em sociedade. e) os espaços e os componentes físicos, os equipamentos e o mobiliário, que serão necessários à realização do currículo não precisam ser levados em conta num projeto de escola. Comentarios (0) Erro questão? 8 - Questão 56932. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio Berg (2012) afirma que existem várias formas e métodos para gerenciar os conflitos, sendo um dos mais eficazes o método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, denominado “Estilos de administração de Conflitos” em que propõe cinco formas para administrá-los. Assinale a assertiva CORRETA que apresenta estas cinco formas. a) Identificação, comunicação, cooperação, reconciliação e resolução. b) Conhecimento, comunicação, mediação, confrontamento e avaliação. c) Comunicação, ganha-ganha, reconhecimento, confrontamento e fechamento. d) Competição, acomodação, afastamento, acordo e colaboração. e) Verificação, identificação, comunicação, agrupamento e emancipação. Comentarios (0) Erro questão? 9 - Questão 56933. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuários-clientes, considere as proposições a seguir: I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento. II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários. III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz. Estão corretas as proposições: a) I, II e III b) II apenas c) III apenas d) I e III apenas e) I apenas Comentarios (0) Erro questão? 10 - Questão 56934. Pedagogia - Gestão de Pessoas - Nível Médio Uma das formas de garantir a qualidade da merenda escolar é o trabalho em conjunto com o nutricionista. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta. a) Não cabe ao nutricionista notar qualquer forma de discriminação, que resulte em desigualdade no tratamento dispensado aos alunos e que configure violação dos direitos humanos. Nesse caso, a entidade executora deve sugerir um cardápio mais adequado às suas necessidades, sem gerar diferenciação na alimentação escolar servida. b) Nas escolas, o nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve planejar e avaliar o cardápio da alimentação escolar, enquanto a entidade executora é responsável por planejar e supervisionar as atividades de compra, seleção e armazenamento dos alimentos. c) Sempre que houver a introdução, no cardápio, de alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, a entidade executora deverá aplicar teste de aceitabilidade aos alunos, o qual será planejado e coordenado pelo nutricionista responsável técnico do PNAE. No entanto, o teste de aceitabilidade pode ser dispensado para frutas e hortaliças, bem como para outros preparos constituídos, em sua maioria, por estes mesmos alimentos. d) A atuação do nutricionista nos estabelecimentos de ensino é de extrema relevância pedagógica, considerando que será responsável pela alimentação de pessoas que vivem um período de intenso desenvolvimento físico e psicológico. e) A comunidade escolar também pode contribuir com o trabalho do nutricionista, identificando alimentos mais adequados às suas necessidades e repassando informações às entidades executoras. Comentarios (0) Erro questão? Corrigindo... pode demorar um pouco, não atualize.