Simulado: Gestão de Pessoas - Pedagogia - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Gestão de Pessoas - Pedagogia - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

18 resolveram
32% acertos
Difícil
0 gabaritaram
1 ótimo
2 bom
13 regular
2 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 56925. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

De acordo com Burbridge (2012), a falta de comunicação efetiva é, ao mesmo tempo, a causa e o efeito de muitos conflitos. Evidentemente, o diálogo é a solução. O problema é como conseguir trazer para o diálogo alguém que não esteja interessado em participar, ou pior, que esteja com tantas restrições ou raiva que não queira, de jeito algum, conversar. Segundo esses autores, existem cinco considerações importantes que ajudam a trazer as pessoas para o diálogo, são elas: a objetividade, o timing (fator tempo, que está ligado à paciência), os interesses, o

2Questão 56926. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Segundo Coll, no contexto da teoria da conversação de Grice, é descrito o princípio de cooperação, que rege as conversas, e as nove regras ou máximas de conversa, mediante as quais os participantes tornam possível a cooperação. Estas nove regras de conversação são categorizadas em quatro dimensões. São elas, as máximas de:

3Questão 56927. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Analise a citação abaixo e assinale a alternativa à qual essa ideia se refere.

“Isso é uma forma de reconhecimento. Alguém que faz comigo, empregado, uma parceria, dizendo que paga metade do meu curso de idioma estrangeiro ou que facilita o meu horário de trabalho, de modo que eu vá fazer uma pós-graduação ou até uma graduação que ainda não fiz ou não completei, está investindo em mim.” (CORTELLA, 2007, p. 38) 

4Questão 56928. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Na base da Gestão por Competência está a valorização das competências individuais, consideradas fundamentais para a existência desse modelo de gestão. De acordo com Parry (1996), são elementos das competências individuais, além de conhecimento,

5Questão 56929. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

O Conselho de Cultura do Distrito Federal é paritário, composto de representantes do Poder Público e representantes da sociedade civil, nele os representantes da sociedade civil são eleitos pelos representantes da sociedade civil dos conselhos regionais de cultura, em assembleia distrital específica para esse fim, a partir de indicações encaminhadas por entidades, grupos, fóruns e coletivos de arte e cultura, nos termos de regulamento. São requisitos para os cargos, os seguintes pertencimentos ou situações

6Questão 56930. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

A função de assistente de alunos e a sua relação com os outros atores educacionais deve ser pensada, na atualidade, numa perspectiva de interação de toda a equipe, tendo como elemento mobilizador os educandos e seu cotidiano na escola. A partir desta frase, pode-se afirmar que o assistente de alunos:

7Questão 56931. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Na escola, os trabalhadores da educação são responsáveis pela organização e execução das atividades escolares dos educandos. Eles organizam disciplinas e matérias do currículo e dessa forma determinam quais são os espaços e os componentes físicos, como as edificações, os equipamentos e o mobiliário, que serão necessários à realização do currículo. A partir dessa afirmação, NÃO é correto afirmar que:

8Questão 56932. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Berg (2012) afirma que existem várias formas e métodos para gerenciar os conflitos, sendo um dos mais eficazes o método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, denominado “Estilos de administração de Conflitos” em que propõe cinco formas para administrá-los.

Assinale a assertiva CORRETA que apresenta estas cinco formas.

9Questão 56933. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

A gestão pública atravessa mudanças sistemáticas, dentre elas o foco gerencial nos resultados culminando na gestão de pessoas com ênfase nos fins. São muitos os fatores que manifestam uma gestão de pessoas eficaz (SALES Jr./BRASIL ESCOLA). A respeito dos princípios que a iniciativa pública deverá valorizar reconhecendo seus funcionários e tê-los como colaboradores na produção e oferta de seus serviços aos usuários-clientes, considere as proposições a seguir:

I. Competência, conhecimento, habilidades, atenção na seleção, contratação e treinamento.
II. Capacitação, cooperação, motivação, definição de uma política de cargos e salários.
III. Distribuição funcional bem organizada, uma liderança participativa e flexível por meio de uma administração conjunta e eficaz.

Estão corretas as proposições: 

10Questão 56934. Pedagogia, Gestão de Pessoas, Ensino Médio

Uma das formas de garantir a qualidade da merenda escolar é o trabalho em conjunto com o nutricionista. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.