← Mais simulados

Simulado: Gestão Escolar - Pedagogia - Exercícios com Gabarito

Simulados, Provas e Questões - Gestão Escolar - Pedagogia - Exercícios com Gabarito. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

353 resolveram
48% acertos
Difícil
7 gabaritaram
51 ótimo
142 bom
133 regular
27 péssimo

Brito, Castro e Varela (2015), ao teorizarem sobre o Planejamento Estratégico como ferramenta para a gestão escolar, afirmam que, em tempo de desafios no cenário mundial para as organizações, as mudanças acontecem em meio à sociedade da informação, do conhecimento e da aplicação tecnológica. Trata-se de um ambiente de contínuas transformações nas relações sociais e econômicas. Essa compreensão elevou a importância da dimensão “estratégia”, evidenciada no meio das organizações pelo Planejamento Estratégico. Sobre a ideia de Planejamento Estratégico, numa perspectiva participativa, é correto afirmar:
Lück (2006) destaca os princípios, atitudes e estratégias como também o monitoramento e a avaliação que envolve a prática e a construção da autonomia de gestão escolar.

Com base nas reflexões da autora, analise as seguintes afirmativas sobre essa prática e construção, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma das atitudes que favorecem as práticas autônomas corresponde à delimitação e transferência de responsabilidade no trabalho e na educação.
( ) Entre os seus principais princípios orientadores estão a criatividade, o comprometimento e a visão proativa.
( ) Por ocorrer de modo espontâneo e a partir da própria escola, o desenvolvimento da autonomia é um processo transitório que envolve o coletivo da escola e requer uma mudança de atitude e prática de novas compreensões, transformando a cultura escolar.
( ) Para que a ação autônoma seja organizada, incentivada, orientada, monitorada e avaliada em seus processos e resultados, faz-se necessários a criação e o funcionamento de mecanismos de gestão colegiada.

Assinale a sequência correta.
O profissional que é o grande responsável para que a inclusão ocorra na escola, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências importantes, desenvolvendo uma gestão democrática e participativa dentro, é claro, de suas possibilidades e de acordo com o contexto em que atua na comunidade, favorecendo a formação e a consolidação de equipes de trabalho é o
Analisando as relações entre gestão escolar e a educação inclusiva, relacione as colunas abaixo.

1. Declaração Universal dos Direitos Humanos
2. Declaração Mundial sobre Educação para Todos
3. Declaração de Salamanca
4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

( ) Estabelece que a educação especial deve ser oferecida no ensino regular para os alunos com necessidades educacionais especiais, sendo necessária a reorganização social para atendimento das pessoas com igualdade, quanto às mais complexas e diversas diferenças, físicas ou cognitivas.
( ) A proposta de universalização do ensino com qualidade e redução da desigualdade, tornam-se fatores seminais à educação: o combate da discriminação, o comprometimento com os excluídos, a satisfação das necessidades básicas de aprendizagem das pessoas com deficiência e a garantia do acesso ao sistema educativo regular.
( ) A educação é um direito de todos; deve ser gratuita; o ensino fundamental (elementar) obrigatório; o ensino técnico e profissional generalizado e o ensino superior aberto a todos em plena igualdade.
( ) Reafirma o compromisso com a educação para todos e reconhece a necessidade de alterações nos sistemas de ensino e nas escolas para que a educação inclusiva se efetive.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é
A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.

GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225­ 237, jan./jun. 2009.

No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que
Garcia e Abreu (Ostetto, 2018) afirmam que: “(...) são fontes de diálogos com as diferentes pessoas que circulam (...). É um veículo de comunicação, sobretudo com as famílias”. Nesse trecho, as autoras se referem ao:
Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010, p. 411), “a organização e a gestão constituem o conjunto das condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição escolar (...)”. A organização e a gestão escolar, assim, são meios para garantir as finalidades da escola.

Tendo isso em vista, assinale a alternativa que apresenta corretamente o que os autores consideram uma boa gestão escolar.
Segundo Isaneide Domingues (2014, p. 145), “a coordenação pedagógica de uma escola pública precisa estar atenta”, EXCETO:
As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade. A organização escolar a partir de uma concepção democrática possibilita:
Leia o trecho que segue e marque a opção CORRETA. 

“A gestão exige cuidados e mobiliza afetos. O desafio é continuar a tomar providência em relação aos pequenos problemas e não descuidar do clima geral, do sentimento de confiança e da responsabilidade de posição de liderança na instituição ou nas políticas, seja na supervisão, na direção ou na coordenação, seja na atuação direta com as crianças. É preciso observar a si mesmo, observar o grupo de trabalho de formação, pensando na diversidade que marca todos os grupos humanos, mas pensando também em quanto eles têm em comum. A reflexão coletiva, a rememoração e a reconciliação são componentes necessários nesse trabalho que, por ser humano envolve tantos matizes do saber e do sentir.” (KRAMER, NUNES, 2007, p. 452)

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (2)

Foto de perfil vazia
Por NORMA APARECIDA LOPES DE OLIVEIRA em 05/08/2021 00:36:15
Gostei muito das questões . Bem elaboradas.
Foto de perfil vazia
Por Ana Lúcia em 25/07/2021 15:36:07
As questões foram excelentes, espero ter acertado.