Simulado Gestão de Projetos - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Gestão de Projetos). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

  • 2 Resolveram
  • 45% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 0 Ótimo
  • barra qtd_bom 1 Bom
  • barra ruim1 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 56965.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃO se deve levar em consideração:
  • 2 - Questão 56966.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Carla é professora dos anos finais do ensino fundamental e está desenvolvendo um projeto de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o processo educacional e favorecer o ensino e a aprendizagem. Assinale a opção que apresenta uma estratégia de articulação entre as TICs e a Educação.
  • 3 - Questão 56967.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Segundo Vasconcellos (2002), para elaborar o projeto político-pedagógico da escola os envolvidos deverão
  • 4 - Questão 56968.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Segundo Veiga (2007), há vários caminhos para a construção do projeto-pedagógico e a autora enfatiza os movimentos do processo de construção do projeto, marcado por três atos distintos e interdependentes - o ato situacional, o ato conceitual, o ato operacional. Quanto ao ato conceitual, pode-se afirmar que:
  • 5 - Questão 56969.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Os Pontos de Cultura são unidades de produção, recepção e disseminação cultural em comunidades que se encontram à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais, e que desenvolvem ações de impacto sociocultural. Considerando os aspectos fundamentais dos Pontos de Cultura, analise os seguintes itens:

    I. fortalecimento científico;
    II. monitoramento da cultura;
    III. transversalidade da cultura;
    IV. gestão compartilhada.

    Corresponde a aspecto fundamental dos Pontos de Cultura somente o que consta em 
  • 6 - Questão 56970.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • O projeto pedagógico é um dos instrumentos mais importantes para a realização do processo educativo no interior da escola e começou a ser objeto de estudos e debates mais sistemáticos nesta última década. De acordo com Orsolon (2006), o coordenador é o agente de transformação no cotidiano escolar, o responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica, com vistas à construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. Analise as afirmativas sobre o Projeto Político Pedagógico.

    I. O Projeto Político Pedagógico está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, em seu art. 3º, inciso VIII, que contempla o princípio da gestão democrática.
    II. O Projeto Político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica.
    III. O Projeto Político Pedagógico representa a vida da unidade escolar e visa, sobretudo, enfrentar com organização o cotidiano escolar e por isso não pode ser entendido como uma tarefa simples a cumprir, num prazo estipulado.
    IV. O Projeto Político Pedagógico envolve a estrutura organizacional e a estrutura pedagógica.
    V. O Projeto Político Pedagógico exige apenas o envolvimento e comprometimento da equipe técnica, que são os únicos agentes educativos responsáveis pela sua elaboração.

    Está CORRETO o que se afirma em:
  • 7 - Questão 56971.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada.

    Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um.

    COLUNA I 
    1. Projetos de intervenção
    2. Projetos de pesquisa
    3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)
    4. Projetos de ensino
    5. Projetos de trabalho

    COLUNA II
    ( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”.
    ( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
    ( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo.
    ( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental.
    ( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

    Assinale a sequência CORRETA.
  • 8 - Questão 56972.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução de um projeto representa a realização do plano de projeto, visando os objetivos propostos e resultados esperados, sendo que o tipo de projeto define os processos principais nessa fase.

    Tendo em vista as ideias desses autores sobre a execução de um projeto, é correto afirmar:
  • 9 - Questão 56973.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • Assinale a opção correta, a respeito da gestão de projetos.
  • 10 - Questão 56974.   Pedagogia - Gestão de Projetos - Nível Médio
  • No que concerne às partes interessadas de um projeto, assinale a opção correta.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!