Simulado Direitos Humanos para Concursos - Exercícios com Gabarito - Pedagogia

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Direitos Humanos Pedagogia). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

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  • 1 - Questão 56975.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

    I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.
    II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.
    III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.
    IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

    Essa Resolução prevê o que se afirma em 
  • 2 - Questão 56976.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • Com relação aos objetivos do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, analise as afirmativas a seguir.

    I. Contribuir para a efetivação dos compromissos internacionais e nacionais com a educação em Direitos Humanos.
    II. Estabelecer objetivos, diretrizes e linhas de ação para a elaboração de programas e projetos na área da educação em direitos humanos.
    III. Enfatizar o papel dos Direitos Humanos na construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.

    Está correto o que se afirma em 
  • 3 - Questão 56977.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • As opções a seguir apresentam exemplos de ações programáticas para a Educação Básica, no âmbito do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, à exceção de uma. Assinale-a. 
  • 4 - Questão 56978.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve desenvolver uma cultura de direitos humanos focada na escola e nas relações que lá ocorrem.
    ( ) A educação em Direitos Humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, a equidade e a qualidade da educação.
    ( ) A educação em Direitos Humanos deve ser exercida de maneira unidisciplinar, como uma disciplina específica e estruturada, de modo a aprofundar as questões a ela pertinentes.

    As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente, 
  • 5 - Questão 56979.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

    ( ) A educação em Direitos Humanos deve desenvolver uma cultura de direitos humanos focada na escola e nas relações que lá ocorrem.
    ( ) A educação em Direitos Humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, a equidade e a qualidade da educação.
    ( ) A educação em Direitos Humanos deve ser exercida de maneira unidisciplinar, como uma disciplina específica e estruturada, de modo a aprofundar as questões a ela pertinentes.

    As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
  • 6 - Questão 56980.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • O conceito de Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza. Tais direitos são garantidos pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.
    Disponível em: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/, acesso em 06/11/2018 (texto adaptado).

    70 anos depois da publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ainda encontramos nos noticiários do Brasil e do mundo atrocidades que ferem os direitos fundamentais à dignidade humana. Tais fatos comprovam que ainda são necessários muitos esforços no sentido de promover a educação para a mudança e a transformação social. Deste modo, as instituições educacionais brasileiras precisam, então, conhecer e adotar, em sua prática, os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Direitos Humanos, dentre eles:
  • 7 - Questão 56981.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos defendem o ensino e a garantia dos princípios da dignidade humana, de igualdade de direitos, do reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades, da laicidade do Estado, da democracia na educação, da transversalidade, vivência e globalidade e da sustentabilidade socioambiental. Sobre o princípio da laicidade do Estado, é CORRETO afirmar:
  • 8 - Questão 56982.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer

    I. pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente;
    II. como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar;
    III. de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade;
    IV. através de outras formas de inserção, desde que observadas as especificidades dos níveis e modalidades da Educação Nacional.

    Considerando-se o que foi prescrito pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, as afirmações I, II , III e IV são, respectivamente,
  • 9 - Questão 56983.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, estabelecidas pela Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação, define como fundamentos para a Educação em Direitos Humanos, dentre outros, os seguintes princípios:

    I. dignidade humana;
    II. reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades;
    III. sustentabilidade socioambiental;
    IV. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
    V- o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo.

    Os princípios que realmente são definidos na Resolução constam dos itens
  • 10 - Questão 56984.   Pedagogia - Direitos Humanos Pedagogia - Nível Médio
  • Considerando a educação um direito humano, o objetivo da educação e das suas políticas NÃO é formar gerações para

    I. garantir direitos.
    II. o mercado.
    III. o vestibular.
    IV. atingir índices internacionais de alfabetização e matematização.
    V. exercerem a cidadania ativa.

    Está correto o que se afirma APENAS em 

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