Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia

Responda as 10 questões abaixo (Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Teorias e Práticas da Língua, Banca CESPE, Médio

37 resolveram
70% média
Regular
3 gabaritaram
17 Ótimo
15 Bom
5 Regular
0 Péssimo
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

No atual estágio de desenvolvimento da ciência histórica  e graças ao aparato didático‐pedagógico hoje existente,  torna‐se inaceitável a exposição oral de conteúdos pelo  professor em sala de aula.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

Na educação básica, a história é importante instrumento  para  entender  os  problemas  sociais,  para  conferir  significado  aos  acontecimentos  do  cotidiano  e  para  exercer conscientemente a cidadania.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

A  assimilação  dos  conteúdos  por  parte  dos  alunos  é  bastante  facilitada  quando  o  professor  faz  constantes  julgamentos  de  valor  sobre  personagens  e  fatos  históricos.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

Pela  especificidade  da  disciplina,  a  história  não  tem  condições  de  interagir  com  outros  campos  do  conhecimento, a exemplo  da literatura,  da  filosofia  ou  da música.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

O ensino da história deverá se esforçar por levar o aluno  a compreender a existência de um único ponto de vista  relativo aos fatos ocorridos em tempos distantes.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

Um estudo de história inteligente e capaz de despertar o  interesse  do  aluno  implica  a  formulação  de  questões  dirigidas ao passado a partir da realidade presente.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

Espera‐se  do  professor  de  história  a  capacidade  de  transmitir, de modo organizado, o que se estudou ou as  informações obtidas em relação ao passado. 
A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  educação  física  pode  ser  desvinculada  do  projeto  pedagógico  da  escola,  uma  vez  que,  em  sua  natureza,  solicita  estrutura  física  específica  para  as  práticas  corporais.
A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  performance  em  torno  da  execução  de  habilidades  motoras  e  o  ganho  de  condicionamento  físico  a  partir  das  aulas  de  educação  física  constituem  parâmetros  para a avaliação formal dos alunos.
É  consensual  a  importância  da  história  nas  sociedades  contemporâneas.  Não  por  outra  razão,  a  presença  da  disciplina  nas  diversas  etapas  da  educação  básica  desempenha  múltiplos  papéis,  entre  os  quais  o  de  sua  indiscutível  potencialidade  na  formação  dos  estudantes.  Nessa  perspectiva,  julgue  o  item  a  seguir,  relativo  às  diversas  formas  de  contribuição  que  o  estudo  da  história  pode oferecer aos alunos.

Em  tempos  de  nacionalismo  exacerbado,  a  história  ensinada  na  escola  deve  ater‐se  ao  estudo  da  nacionalidade, eximindo‐se de abordar outros países e  culturas do mundo contemporâneo.

Veja também...