Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia - Exercícios

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10 questões Pedagogia, Teorias e Práticas da Língua, Médio

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33% média
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3 Bom
9 Regular
2 Péssimo
A partir de certas metodologias pode-se propiciar uma formação mais ampla do aluno, observando-se os aspectos lógicos, históricos e culturais da educação matemática. Nessa perspectiva, surgiram várias tendências metodológicas. Uma das tendências apresenta uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais. A tendência a que o texto faz referência é
A partir da tendência metodológica baseada na resolução de problemas, como se deve trabalhar situações problemas no campo da Matemática na sala de aula?
Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à Didática, assinale a alternativa correta.
A Didática é entendida como um conjunto de ideias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino. Assim, na história da Educação Matemática, assinale a alternativa que contempla pressupostos da matemática como um processo de construção humana.
Relacione corretamente as colunas sobre as características de cada um dos principais enfoques que marcam a História do Ensino de Matemática.

Enfoque
I. Tradicional
II. Expositivo
III. Pesquisa

Atividades de Ensino
1. Ensino por meio de Resolução guiada de problemas
2. Transmissão Verbal
3. Ensino por Exposição

Papel do Professor
A. Apresentar os problemas e dirigir sua solução
B. Proporcionar conhecimentos conceituais
C. Proporcionar conhecimentos conceituais

Papel do Aluno
a. Receber os conhecimentos e reproduzí-los
b. Receber e assimilar os conhecimentos
c. Constuir seu conhecimento
Marque a alternativa que melhor define o que é considerado recurso didático para o ensino de Ciências e Biologia.
O linguista Roberto Gomes Camacho, ao discorrer sobre norma culta e variedades linguísticas, defende que uma das tarefas fundamentais do ensino de língua é despertar a consciência do aluno para a adequação das formas às circunstâncias dos processos de comunicação, ou seja, “o indivíduo necessita ter, interiorizadas em sua competência linguística, as formas alternativas da variedade padrão, ou de prestígio, e da variedade não padrão, que pode ser estigmatizada, sobre as quais ele pode operar a seleção conforme variam as circunstâncias de interação”. Assinale a alternativa que NÃO está em acordo com esse entendimento.
De acordo com Voloshinov, “as relações sociais evoluem (em função das infraestruturas), depois a comunicação e a interação verbais evoluem no quadro das relações sociais, as formas dos atos de fala evoluem em consequência da interação verbal, e o processo de evolução reflete-se, enfim, na mudança das formas da língua”. O autor diz também que a ordem metodológica para o estudo da língua deve obedecer a essa mesma ordem. Nesse sentido, numere os parênteses abaixo, indicando a ordem metodológica para o estudo da língua conforme Volochinov:

( ) Exame das formas da língua na sua interpretação linguística habitual.
( ) As formas e os tipos de interação verbal em ligação com as condições concretas em que se realiza.
( ) As formas das distintas enunciações, dos atos de fala isolados, em ligação estreita com a interação de que constituem os elementos, isto é, as categorias de atos de fala na vida e na criação ideológica que se prestam a uma determinação pela interação verbal.

Assinale a alternativa que apresenta sequência correta, de cima para baixo.  
A repetição é um recurso textual significativo usado tanto em textos orais quanto escritos, informais ou formais. Seu uso em textos de alunos, no entanto, costuma ser feito de forma não intencional, ou seja, costuma revelar uma escrita oralizada, exigindo do professor uma intervenção constante para que passem a utilizá-la como recurso reiterativo necessário para a própria coerência textual. Com relação a esse recurso, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A repetição é usada com a finalidade estilística de reforçar uma ideia, conduzindo, por exemplo, a uma gradação de sentido. Pode também ser usada no texto como diáfora: uso de repetição da mesma palavra, mas com sentido diferente. ( ) Por conta de seu teor expressivo, a repetição é usada com frequência em textos publicitários e em textos mais formais, como editoriais de jornais ou revistas, gêneros textuais que podem ser utilizados em sala de aula para exemplificar seu uso.
( ) Uma função da repetição é marcar a continuidade do tema que está em foco, que é uma das condições para a coesão textual, dessa forma é natural usar a mesma palavra no texto, preservando a coerência com o seu tema.
( ) Fatores como o gênero textual, as intenções pretendidas ou o tema tratado determinam o número de repetições de determinada palavra no texto, de modo que não se pode simplesmente afirmar ao aluno que ele não deve repetir palavras em seu texto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
Teoricamente, existem três modelos básicos de leitura em nível de cognição: modelo ascendente, modelo descendente e modelo interativo, sendo este último uma combinação dos dois primeiros. Com base nesse pressuposto, considere a seguinte proposição de atividade de leitura:

Em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, a professora de Língua Portuguesa trabalha a leitura de uma carta de leitor por etapas. Em primeiro lugar, ela pede que os alunos estejam atentos ao nome do autor e ao título da referida carta e façam previsões sobre o conteúdo a ser abordado ao longo do texto. Na sequência, pede que os alunos façam uma leitura pausada, atenta e silenciosa da carta, e que grifem todas as palavras cujos significados desconhecem. Por fim, a professora pede que eles, com base em seu conhecimento prévio sobre o tema e nas atividades realizadas anteriormente, confirmem, refutem ou reformulem as hipóteses já feitas e busquem um sentido para o texto.

Com base nessa situação de sala de aula e nas teorias de leitura no ensino da língua materna, os modelos de leitura adotados pelo professor em sua sala de aula foram, respectivamente: