← Mais simulados

Simulado: Interdisciplinaridade e Contextualização - Exercícios com Gabarito

Simulados, Provas e Questões - Interdisciplinaridade e Contextualização - Exercícios com Gabarito. Ao Terminar de Resolver o Teste, Clique em Corrigir para ver o Gabarito.

90 resolveram
64% acertos
Médio
2 gabaritaram
15 ótimo
67 bom
7 regular
1 péssimo

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos. 
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento. 
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio. 
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

O ensino de lógica permite a abordagem interdisciplinar.
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

Apesar de suas especificidades, a transversalidade e a interdisciplinaridade são complementares.
À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue o item que se segue.

A contextualização por meio de situações problema e a interdisciplinaridade são formas de integrar o conhecimento matemático, lógico e abstrato com a realidade sociocultural do indivíduo, o que contribui para a formação humana, cidadã e profissional do estudante.
A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

No ambiente da sala de aula, é necessário que o professor concentre seus conhecimentos na especialização dos conteúdos disciplinares, para evitar discussões culturais e éticas inerentes a outros profissionais. 
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.

Gostou desse conteúdo? Se puder comentar ou compartilhar ficaremos gratos. Veja outros similares desse mesmo assunto.

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!