Interdisciplinaridade e Contextualização - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Interdisciplinaridade e Contextualização - Exercícios com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, CESPE, Médio

50 resolveram
63% média
Regular
1 gabaritaram
6 Ótimo
41 Bom
2 Regular
1 Péssimo
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos. 
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento. 
A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio. 
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

O ensino de lógica permite a abordagem interdisciplinar.
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item. 

Apesar de suas especificidades, a transversalidade e a interdisciplinaridade são complementares.
À luz da legislação que rege a educação no DF e no Brasil, julgue o item que se segue.

A contextualização por meio de situações problema e a interdisciplinaridade são formas de integrar o conhecimento matemático, lógico e abstrato com a realidade sociocultural do indivíduo, o que contribui para a formação humana, cidadã e profissional do estudante.
A respeito da pluralidade presente nos espaços educativos, suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula e no ensino integrado e globalizado, julgue o item subsequente.

No ambiente da sala de aula, é necessário que o professor concentre seus conhecimentos na especialização dos conteúdos disciplinares, para evitar discussões culturais e éticas inerentes a outros profissionais. 
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a estruturação de currículos, utilizando-se, para tal, a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.
Julgue o item subsequente, relativo à prática pedagógica.

Na abordagem das questões e demandas da realidade educacional, uma proposta válida para fugir à dicotomização teoria versus prática é a práxis interdisciplinar.
Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade envolve a necessidade, no campo científico e pedagógico, de superação da visão fragmentada da produção de conhecimento e de articulação entre as inúmeras partes que compõem os conhecimentos da humanidade.

Veja também...