Simulado PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (PCNs). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 20 Resolveram
  • 70% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 10 Ótimo
  • barra qtd_bom 8 Bom
  • barra ruim2 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57055.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

    Os efeitos de políticas públicas e de investimentos públicos e privados para a preservação cultural podem ser potencializados se acompanhados de um processo educativo vinculado à educação básica, por meio do qual as pessoas possam aprender e ensinar novas formas de se relacionar com as dimensões culturais de que fazem parte.
  • 2 - Questão 57056.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

    De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade. 
  • 3 - Questão 57057.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

    O Plano Nacional de Educação vigente suprime as esferas humanística e cultural dentre as suas diretrizes e atribui maior ênfase à promoção científica e tecnológica do país.  
  • 4 - Questão 57058.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

    Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.
  • 5 - Questão 57059.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

    A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.
  • 6 - Questão 57060.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

    No aprendizado de geografia, as competências são adquiridas a partir do desenvolvimento de várias habilidades. 
  • 7 - Questão 57061.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

    As competências e habilidades a serem desenvolvidas na temática cartografia se concentram no eixo investigação e compreensão.
  • 8 - Questão 57062.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

    O aluno deve desenvolver competências que permitam a análise da realidade, revelando, entre outros aspectos, conhecimento acerca do contexto espacial dos fenômenos que configuram diferentes sociedades.
  • 9 - Questão 57063.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

    Os PCNEM afirmam que, na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, os objetivos educacionais podem ter mais ambição formativa quanto ao conteúdo, mas devem permanecer as habilidades e competências já tratadas no ensino fundamental, visto que estas são genéricas.
  • 10 - Questão 57064.   Pedagogia - PCNs - Nível Médio - CESPE
  • Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

    Os PCNEM não adotam uma perspectiva interdisciplinar porque a abordagem fundamentada em habilidades e competências é incompatível com a interdisciplinaridade.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!