Simulado: PCNs: Parâmetros Curriculares Nacionais e Temas Transversais - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

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1Questão 57055. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

Os efeitos de políticas públicas e de investimentos públicos e privados para a preservação cultural podem ser potencializados se acompanhados de um processo educativo vinculado à educação básica, por meio do qual as pessoas possam aprender e ensinar novas formas de se relacionar com as dimensões culturais de que fazem parte.

2Questão 57056. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade. 

3Questão 57057. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

O Plano Nacional de Educação vigente suprime as esferas humanística e cultural dentre as suas diretrizes e atribui maior ênfase à promoção científica e tecnológica do país.  

4Questão 57058. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item. 

Para que o trabalho educacional sobre a preservação patrimonial seja efetivo, são imprescindíveis políticas educacionais direcionadas à formação docente na temática do patrimônio cultural, sendo a escola entendida como um dos lócus dessa formação.

5Questão 57059. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

A aprendizagem em geografia deve focar no conteúdo, que é o principal instrumento para o desenvolvimento de competências e habilidades nessa área de conhecimento.

6Questão 57060. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

No aprendizado de geografia, as competências são adquiridas a partir do desenvolvimento de várias habilidades. 

7Questão 57061. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

As competências e habilidades a serem desenvolvidas na temática cartografia se concentram no eixo investigação e compreensão.

8Questão 57062. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue. 

O aluno deve desenvolver competências que permitam a análise da realidade, revelando, entre outros aspectos, conhecimento acerca do contexto espacial dos fenômenos que configuram diferentes sociedades.

9Questão 57063. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM afirmam que, na passagem do ensino fundamental para o ensino médio, os objetivos educacionais podem ter mais ambição formativa quanto ao conteúdo, mas devem permanecer as habilidades e competências já tratadas no ensino fundamental, visto que estas são genéricas.

10Questão 57064. Pedagogia, PCNs, CESPE, Ensino Médio

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a Disciplina de Física (PCNEM), julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM não adotam uma perspectiva interdisciplinar porque a abordagem fundamentada em habilidades e competências é incompatível com a interdisciplinaridade.