Simulado Diversidade, Desigualdade e Diferença - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Inclusão e Exclusão). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

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  • 1 - Questão 57075.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A inclusão é caracterizada como:
  • 2 - Questão 57076.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • Qual o Objetivo do NAPNE/IFPR?
  • 3 - Questão 57077.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • Quais são as necessidades específicas que pode-se encontrar no ambiente escolar?
  • 4 - Questão 57078.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • As opções a seguir apresentam características de escolas com um Projeto de Educação Inclusiva, à exceção de uma. Assinale-a.
  • 5 - Questão 57079.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A partir de 1994, a Declaração de Salamanca introduziu o conceito de educação inclusiva. Sobre a inclusão nas escolas de crianças com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa correta.
  • 6 - Questão 57080.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A Matemática inclusiva, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando. Nesse sentido, o Atendimento Educativo Especializado (AEE), previsto na referida política, tem como uma de suas características
  • 7 - Questão 57081.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década de 1990, impulsionada pela mobilização internacional, como a Declaração de Salamanca (1994), que destaca, entre os princípios que configuram as políticas atuais relativas à Educação Especial, a garantia da qualificação profissional dos educadores e a valorização do outro como sujeito e como ser humano que possui diferenças dentro da imensa diversidade humana. Em 1998, o MEC publicou o Referencial Curricular Nacional, cuja finalidade era contribuir para o trabalho dos profissionais da Educação Infantil, influenciando os entendimentos sobre conceitos como diversidade, integração e inclusão. Conforme este documento, e tendo em conta educar crianças com necessidades especiais, identifique a alternativa INCORRETA.
  • 8 - Questão 57082.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico). De acordo com Machado (2009), é correto afirmar que a autora defende que, em uma escola inclusiva, no processo de escolarização inclusivo,
  • 9 - Questão 57083.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • É muito comum nos ambientes escolares, na atualidade, a existência de vários materiais e/ou recursos didáticos utilizados para atender os alunos com deficiência que são matriculados na rede regular de ensino. Portanto, qual dentre os materiais destacados abaixo são utilizados para Discriminação Auditiva?
  • 10 - Questão 57084.   Pedagogia - Inclusão e Exclusão - Nível Médio
  • A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, enumera que são público-alvo estudantes que dentre outras especificidades possuem transtornos globais do desenvolvimento. Segundo a Resolução, enquadram-se nesta especificidade citada, de acordo com o artigo 4º , item II, EXCETO:

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