Simulado: Diversidade, Desigualdade e Diferença - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Diversidade, Desigualdade e Diferença - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

176 resolveram
42% acertos
Difícil
3 gabaritaram
17 ótimo
52 bom
93 regular
14 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57075. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

A inclusão é caracterizada como:

2Questão 57076. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

Qual o Objetivo do NAPNE/IFPR?

3Questão 57077. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

Quais são as necessidades específicas que pode-se encontrar no ambiente escolar?

4Questão 57078. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

As opções a seguir apresentam características de escolas com um Projeto de Educação Inclusiva, à exceção de uma. Assinale-a.

5Questão 57079. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

A partir de 1994, a Declaração de Salamanca introduziu o conceito de educação inclusiva. Sobre a inclusão nas escolas de crianças com necessidades educativas especiais, assinale a alternativa correta.

6Questão 57080. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

A Matemática inclusiva, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva considera que a educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando. Nesse sentido, o Atendimento Educativo Especializado (AEE), previsto na referida política, tem como uma de suas características

7Questão 57081. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década de 1990, impulsionada pela mobilização internacional, como a Declaração de Salamanca (1994), que destaca, entre os princípios que configuram as políticas atuais relativas à Educação Especial, a garantia da qualificação profissional dos educadores e a valorização do outro como sujeito e como ser humano que possui diferenças dentro da imensa diversidade humana. Em 1998, o MEC publicou o Referencial Curricular Nacional, cuja finalidade era contribuir para o trabalho dos profissionais da Educação Infantil, influenciando os entendimentos sobre conceitos como diversidade, integração e inclusão. Conforme este documento, e tendo em conta educar crianças com necessidades especiais, identifique a alternativa INCORRETA.

8Questão 57082. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico). De acordo com Machado (2009), é correto afirmar que a autora defende que, em uma escola inclusiva, no processo de escolarização inclusivo,

9Questão 57083. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

É muito comum nos ambientes escolares, na atualidade, a existência de vários materiais e/ou recursos didáticos utilizados para atender os alunos com deficiência que são matriculados na rede regular de ensino. Portanto, qual dentre os materiais destacados abaixo são utilizados para Discriminação Auditiva?

10Questão 57084. Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Médio

A Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, enumera que são público-alvo estudantes que dentre outras especificidades possuem transtornos globais do desenvolvimento. Segundo a Resolução, enquadram-se nesta especificidade citada, de acordo com o artigo 4º , item II, EXCETO: