Simulado: Exercícios Interdisciplinaridade e Contextualização com Gabarito

10 questões Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Exercícios Interdisciplinaridade e Contextualização com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

213 resolveram
28% acertos
Difícil
0 gabaritaram
4 ótimo
20 bom
145 regular
44 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57085. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

Relacione as colunas abaixo.

1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas nos alunos.
2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos saberes disciplinares de referência.
3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.
( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

2Questão 57086. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

A Educação Matemática é de natureza interdisciplinar, cuja finalidade, segundo Mendes (2009), é, entre outras, a de desenvolver, testar e divulgar metodologias inovadoras para o ensino. Além da resolução de problemas, são tendências metodológicas da Educação Matemática:

3Questão 57087. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

Na perspectiva de que cada pessoa tem natureza biológica e social, sobressaem-se o papel e o valor da educação escolar, da escola e da professora/professor. Nesta ótica, não se sustenta a defesa de que:

4Questão 57088. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

No contexto escolar, a interdisciplinaridade pode ser vista como um instrumento de potencialização das práticas pedagógicas, já que:

I. promove a integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento, para a compreensão de um tema a ser estudado;
II. mantém a relação de hierarquia entre as diferentes disciplinas, estando sempre uma a serviço das outras;
III. tem como princípio a abordagem de um mesmo tema por diferentes disciplinas, sem a necessidade de trocas ou interligação entre elas.

Está correto o que se afirma em:

5Questão 57089. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

6Questão 57090. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos:

7Questão 57091. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:

8Questão 57092. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

A interdisciplinaridade é algo que se vive, é atitude de espírito diante das diversas instâncias da vida; assim, é mais processo que produto, é algo que precisa ser construído cotidianamente. Esse movimento interdisciplinar está alicerçado sobre pilares fundamentalmente intersubjetivos, ameaçados pela contemporaneidade. São eles:

1) coerência
2) compromisso
3) desapego e espera
4) humildade e respeito

Está(ão) correto(s), apenas:

9Questão 57093. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

“A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”. (Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).

Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:

10Questão 57094. Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Ensino Médio

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio expressam uma proposta curricular considerando dois enfoques que devem perpassar toda a organização do currículo, que são a interdisciplinaridade e a contextualização. Considerando esses dois termos, assinale a afirmação verdadeira.