Projeto Político Pedagógico para Concursos - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Projeto Político Pedagógico para Concursos - Exercícios com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Médio

414 resolveram
53% média
Regular
5 gabaritaram
73 Ótimo
191 Bom
128 Regular
22 Péssimo
A LDBEN, Lei nº 9.394/1996, estabelece que, respeitadas as normas comuns e as específicas de cada sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica. Elaborar o Projeto Político Pedagógico escolar (PPP) envolve, entre outras questões, conhecimento sobre suas dimensões conceituais e metodológicas. Uma delas diz respeito ao significado da palavra projeto. O Projeto Político Pedagógico, numa perspectiva democrática, representa o desejo de tornar real a melhoria da qualidade do ensino, a formação para a cidadania, para a inserção no mundo do trabalho em constante transformação e para a vida. Partindo da ideia de projeto como planejamento crítico-reflexivo sobre algo a ser alcançado na instituição educativa, é correto afirmar que o PPP é um instrumento
Assinale a opção que contém o documento que todo estabelecimento de ensino deve produzir a partir da realidade escolar, e que se constitui como um reflexo e um produto do processo de planejamento da unidade de ensino.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola é o resultado de reflexões sobre os objetivos da educação, uma definição de caminhos e procedimentos a serem empreendidos por todos os envolvidos com o processo educativo. Sobre o PPP, assinale a alternativa incorreta.
Leia o trecho a seguir.

A primeira ação que me parece fundamental para nortear a organização do trabalho da escola é a construção do projeto pedagógico assentado na concepção de sociedade, educação e escola que vise à emancipação humana. Ao ser claramente delineado, discutido e assumido coletivamente ele se constitui como processo. E, ao se constituir como processo, o projeto político-pedagógico reforça o trabalho integrado e organizado da equipe escolar.
VEIGA, 1996, p.157 (Adaptado).

Nesse sentido, de acordo com a autora, a função primordial do projeto pedagógico é:
O projeto político-pedagógico exige uma profunda reflexão sobre as finalidades da escola, bem como a explicitação de seu papel na comunidade e na sociedade. No que se refere à execução, o projeto político-pedagógico deve
Dentre os princípios filosóficos e teórico-metodológicos do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que se consolida em um documento que detalha concepções, objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido no Instituto Federal Goiano, destaca-se o seguinte:
Considerando os conceitos relativos ao projeto político-pedagógico, marque a alternativa com as palavras que completam, respectivamente, as quatro lacunas.

I- É __________ porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
II- É __________ por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. 
III- É __________ porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
IV- O _________ se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica de uma escola devem consultar na tomada de decisão.
Uma escola recém-inaugurada está em processo de elaboração do projeto Político Pedagógico (PPP). Para essa finalidade, são realizadas várias discussões com professores, famílias, comunidade, estudantes. A pedagoga da escola registra algumas afirmações reiteradas durante as reuniões por alguns de seus participantes, dentre as quais se destacam as reproduzidas abaixo.

I O PPP, sob o critério da flexibilidade curricular, não deve considerar a diversidade de ritmos de desenvolvimento dos sujeitos das aprendizagens e os caminhos por eles escolhidos.
II A curiosidade e a pesquisa, incluídas de modo cuidadoso e sistemático as chamad as referências virtuais de aprendizagem que se dão em contextos digitais, devem ser consideradas pelos sujeitos do processo educativo como sendo o núcleo central das aprendizagens no PPP.
III O PPP deve contemplar programas propostos a partir dos quais a escola desenvolve ações inovadoras, cujo foco valoriza a prevenção de consequências de fatores que vêm ameaçando a saúde e o bem-estar dos estudantes.
IV A padronização curricular dos espaços físicos e do tempo escolar devem ser explicitadas no PPP como uma necessidade da gestão democrática.

Dentre as afirmações, estão corretas 
A escola, em sua estrutura orgânica, ao dá início no processo de construção de seu Projeto Político em Pedagógico (PPP), como passos significativos à elaboração do projeto de investigação, a própria comissão de elaboração e sistematização, primeiramente, deverá recorrer às diversas fontes documentais e bibliográficas, relativas aos objetivos institucionais, tendo em vista que as informações obtidas a partir das múltiplas etapas da pesquisa serão provenientes das atitudes cotidianas, as quais estarão presentes e serão permanentes no decurso evolutivo da elaboração do próprio PPP. Para tanto, faz-se necessária ampla reflexão sobre a identidade institucional, desde que a comissão considere a proposição de alguns tipos de pesquisa, os quais são chamados cientificamente de gêneros de pesquisa, elementares para o processo de investigação, observando que tais gêneros da pesquisa são provenientes de dois ângulos principais, sendo um de princípio científico, quando se apresenta como instrumentação teóricometodológica e outro como princípio educativo, quando se questiona a estrutura curricular e pedagógica da escola. A partir dessa premissa, marque a alternativa CORRETA, a qual destaca apenas um dos gêneros existentes.
Segundo a Resolução N° 3/2002 do Conselho Nacional de Educação, um dos itens que devem constar dos planos ou projetos pedagógicos dos cursos superiores de tecnologia a serem submetidos à devida aprovação dos órgãos competentes, nos termos da legislação em vigor, é: