Simulado Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (Tendências Pedagógicas). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 17 Resolveram
  • 69% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 5 Ótimo
  • barra qtd_bom 12 Bom
  • barra ruim0 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57145.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.
  • 2 - Questão 57146.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.
  • 3 - Questão 57147.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.
  • 4 - Questão 57148.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.

    No intuito de democratizar a educação, as metodologias  adotadas  devem  ser  pautadas  pelo  tecnicismo  e  pela  pedagogia liberal.  
  • 5 - Questão 57149.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

    Os sentidos e significados da cultura corporal expressos na sociedade compõem os objetivos das aulas de educação física da abordagem desenvolvimentista.
  • 6 - Questão 57150.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  partir  de  uma  visão  de  historicidade,  os  conteúdos  curriculares  da  educação  física  pressupõem  uma  compreensão  de  cultura  corporal  inesgotável  e  provisória.
  • 7 - Questão 57151.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

    A  abordagem  crítico‐superadora,  produzida  à  luz  da  pedagogia  histórico‐crítica,  defende  a  necessidade  de  aulas  de  educação  física  que  enfatizem  o  desenvolvimento da aptidão física dos alunos. 
  • 8 - Questão 57152.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

    Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
  • 9 - Questão 57153.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

    Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.
  • 10 - Questão 57154.   Pedagogia - Tendências Pedagógicas - Nível Médio - CESPE
  • Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

    Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!