Simulado: Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Tendências Pedagógicas - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

227 resolveram
62% acertos
Médio
1 gabaritaram
40 ótimo
158 bom
29 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57145. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para que sejam adequadas à perspectiva dialética, as aulas do referido curso deverão seguir os seguintes passos: apresentação de um conteúdo, resolução de exercícios sobre o tópico estudado e proposição de uma série de exercícios como forma de fixação do conteúdo.

2Questão 57146. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

Para atender aos pressupostos da metodologia sob a perspectiva dialética, o professor ou o instrutor do curso em questão deverá ser o centro do processo educativo.

3Questão 57147. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

A referida metodologia pressupõe a superação da metodologia tradicional.

4Questão 57148. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.

No intuito de democratizar a educação, as metodologias  adotadas  devem  ser  pautadas  pelo  tecnicismo  e  pela  pedagogia liberal.  

5Questão 57149. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

A respeito da compreensão teórico‐metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue o item.

Os sentidos e significados da cultura corporal expressos na sociedade compõem os objetivos das aulas de educação física da abordagem desenvolvimentista.

6Questão 57150. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  partir  de  uma  visão  de  historicidade,  os  conteúdos  curriculares  da  educação  física  pressupõem  uma  compreensão  de  cultura  corporal  inesgotável  e  provisória.

7Questão 57151. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

A  respeito  da  compreensão  teórico‐metodológica  da  educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue  o item.

A  abordagem  crítico‐superadora,  produzida  à  luz  da  pedagogia  histórico‐crítica,  defende  a  necessidade  de  aulas  de  educação  física  que  enfatizem  o  desenvolvimento da aptidão física dos alunos. 

8Questão 57152. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.

9Questão 57153. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.

10Questão 57154. Pedagogia, Tendências Pedagógicas, CESPE, Ensino Médio

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na formação continuada dos professores, a coordenação pedagógica deve considerar as diferentes tendências pedagógicas, a fim de tornar a ação educativa cada vez mais consciente sobre que sociedade se deseja construir.