Simulado A Formação Continuada do Professor - Exercícios com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (A Formação Continuada do Professor). Prova com Exercícios de Ensino Médio da Banca CESPE com Gabarito.

  • 4 Resolveram
  • 68% Acertos
  • 0 Gabaritaram
  • barra ótimo 2 Ótimo
  • barra qtd_bom 2 Bom
  • barra ruim0 Regular
  • barra péssimo0 Ruim

Para corrigir este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!

  • 1 - Questão 57155.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Considerando que, ao planejar um curso de formação continuada de docentes, a equipe pedagógica de uma instituição de ensino opte por adotar uma metodologia sob a perspectiva dialética, julgue o item subsequente.

    Para que o curso atenda à perspectiva dialética, a construção do conhecimento dos educandos deverá envolver três momentos: síncrese, análise e síntese.
  • 2 - Questão 57156.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    A aplicação de conteúdos do curso de formação continuada em atividades específicas de outros cursos caracteriza a avaliação apresentada como uma avaliação externa
  • 3 - Questão 57157.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    Infere-se das informações apresentadas na situação hipotética que o curso em questão não previu uma avaliação diagnóstica.
  • 4 - Questão 57158.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    No caso apresentado, a avaliação adotada no curso de formação continuada é considerada uma avaliação formativa.
  • 5 - Questão 57159.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    A avaliação adotada no curso de formação continuada constitui um exemplo de avaliação somativa.
  • 6 - Questão 57160.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

    Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

    A avaliação adotada no referido curso é considerada um tipo de avaliação interna de verificação de aprendizagem.
  • 7 - Questão 57161.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

    A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.
  • 8 - Questão 57162.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

    A formação continuada do docente apresenta um caráter diacrônico e constitui um complemento para suprir as eventuais lacunas e fragilidades teóricas e metodológicas que possam ser detectadas.
  • 9 - Questão 57163.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Julgue o próximo item, relativo a didática, formação de professores e tendências pedagógicas na educação.

    A didática é um campo de estudo fundamental na formação de professores, pois orienta o fazer pedagógico, suplantando as crenças e concepções de sociedade desenvolvidas ao longo da trajetória acadêmica do professor.
  • 10 - Questão 57164.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio - CESPE
  • Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicial, com o objetivo de assegurar um ensino de melhor qualidade aos educandos, julgue o item subsequente.

    A formação continuada de professores é importante para a percepção das novas práticas pedagógicas, tanto do cotidiano escolar quanto de outras questões que perpassam a prática pedagógica.

Comentar Simulado

Para comentar este simulado é preciso Cadastrar-se. É simples, rápido e grátis!