Simulado: Programas e Ações do Ministério da Educação - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Programas e Ações do Ministério da Educação - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

12 resolveram
68% acertos
Médio
1 gabaritaram
4 ótimo
8 bom
0 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57165. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

A educação profissional da SEEDF está fundamentada nas lógicas taylorista  e fordista. 

2Questão 57166. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

A  concepção  de  formação  profissional  da  Secretaria   de  Estado  de  Educação  do  Distrito  Federal  é  multirreferencial, pois articula  o  conhecimento científico  com o saber fazer.

3Questão 57167. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adulto (PROEJA) articula o ensino  regular com o profissionalizante. 

4Questão 57168. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

O cenário mundial do trabalho apresenta mudanças e  propostas  arrojadas  para  a  profissionalização  da  sociedade  brasileira  e,  por  isso,  convoca  todas  as  instituições  e  instituintes  para  o  desafio  de  promover  uma  educação  profissional de qualidade.  
Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação   Profissional.  SEEDF. 2014. p. 7 (com adaptações).  
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir. 

A educação profissional deve ter como eixos transversais  educação para  a diversidade, cidadania e educação em e  para  os  direitos  humanos  e  educação  para  a  sustentabilidade,  com  vistas  ao  desenvolvimento  humano voltado para a transformação social. 

5Questão 57169. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte. 

O significado de alternância, enquanto método, é o mesmo tanto para a educação popular quanto para a educação do campo. 

6Questão 57170. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

Um aluno na modalidade de ensino a distância prescinde do desenvolvimento de competências metacognitivas para um melhor aproveitamento do estudo.

7Questão 57171. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

Uma das vantagens do ensino a distância de eletrotécnica é a possiblidade de se dispensar qualquer infraestrutura física de apoio, pois todos os procedimentos podem ser realizados online.

8Questão 57172. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

A pedagogia de projetos articula o aprendizado das disciplinas do núcleo básico com as disciplinas específicas do curso técnico escolhido.

9Questão 57173. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente. 

Os conhecimentos escolares e científicos devem ser apresentados como verdades absolutas.

10Questão 57174. Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação, CESPE, Ensino Médio

A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente. 

A educação escolar deve valorizar as opiniões dos estudantes, fazendo que compreendam as implicações éticas e políticas decorrentes de suas afirmações.