Simulado: Concepções de Mundo, Homem e Educação - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Concepções de Mundo, Homem e Educação - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

32 resolveram
65% acertos
Médio
1 gabaritaram
9 ótimo
20 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57178. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização  didático‐pedagógica  e  na  formação  integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.  

A educação integral do ser humano vai além do conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares. 

2Questão 57179. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

A organização didático‐pedagógica da escola tem sérias implicações na construção do conhecimento em sala de aula, na organização didático‐pedagógica e na formação integral do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se segue.

Educação integral implica compreender o sujeito como ser complexo, com toda sua capacidade humana formada.

3Questão 57180. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue.  

A  educação  integral  do  ser  humano  vai  além  do  conhecimento e do domínio dos conteúdos escolares.  

4Questão 57181. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

A  organização  didático‐pedagógica  da  escola  tem  sérias  implicações na construção do conhecimento em sala de aula,  na  organização didático‐pedagógica e na  formação integral  do estudante. A respeito desse tema, julgue o item que se  segue. 

Educação integral implica compreender o sujeito como  ser  complexo,  com  toda  sua  capacidade  humana  formada. 

5Questão 57182. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim, compreender a natureza da educação é compreender a natureza humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo homem.

6Questão 57183. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

Segundo Anísio Teixeira, aprender é um processo ativo de agir e reagir à situação real da vida, em que a reconstrução da experiência compõe o fenômeno educativo. 

7Questão 57184. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue o item subsequente.

Pode-se afirmar que a educação situa-se na categoria de trabalho material, que compreende a produção de ideias, conceitos, valores, hábitos, atitudes e habilidades.

8Questão 57185. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.

A conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reproduzir conhecimentos, hábitos e atitudes nos educandos coloca no mesmo plano não humanista educadores como Burrhus Frederic Skinner e Célestin Freinet, uma vez que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino.

9Questão 57186. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente.

A institucionalização das pedagogias progressistas tem sido facilitada pelo processo de globalização da economia capitalista.

10Questão 57187. Pedagogia, Concepções de Mundo, CESPE, Ensino Médio

Tendo em vista o desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas, julgue o item que se segue.

Durante a Segunda República, basicamente três correntes pedagógicas dominaram o cenário político-pedagógico: a pedagogia tradicional, ligada às oligarquias dirigentes e à Igreja; a pedagogia nova, associada à burguesia e à classe média; e a pedagogia histórico-crítica, vinculada a intelectuais associados aos movimentos sociais populares.