Pensamento Pedagógico Brasileiro - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Pensamento Pedagógico Brasileiro - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

10 questões Pedagogia, Pensamento Pedagógico Brasileiro, CESPE, Médio

53 resolveram
71% média
Fácil
3 gabaritaram
23 Ótimo
27 Bom
3 Regular
0 Péssimo
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

O processo de matrícula e transferência dos registros e arquivos escolares não é componente pertencente à organização didático-pedagógica de uma escola.
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A organização didático‐pedagógica da escola é o único instrumento orientador da construção do conhecimento em sala de aula que deve contemplar ações que permitam aos estudantes recriarem suas aprendizagens e se adaptarem às constantes mudanças do mundo atual.
A organização didático-pedagógica pode ser entendida como o conjunto de decisões coletivas que orientam a realização das atividades escolares, visando garantir o processo pedagógico da escola. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.

A organização didático‐pedagógica deve orientar a realização das atividades escolares, considerando a questão metodológica apenas como uma ferramenta, e não como a essência da educação. 
Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional. 

A supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda conhecimentos específicos da área.
Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional. 

O principal papel do supervisor na educação contemporânea é inspecionar as ações educacionais.
Com relação às concepções pedagógicas, julgue o próximo item.

Conteúdos culturais universais incorporados pela humanidade em face da realidade social caracterizam a concepção histórico-crítica da pedagogia.
Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

Um marco no pensamento educacional brasileiro foi a divulgação do manifesto dos pioneiros da educação de 1932, apoiado tanto por educadores liberais quanto por educadores socialistas. 
Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

O pensamento católico jesuítico, sintetizado na Ratio Studiorum, influenciou a organização da educação no Brasil por mais de dois séculos.
Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

No período compreendido entre a Proclamação da República e o ano de 1910 predominou, na educação brasileira, o pensamento positivista, que influenciou o surgimento, no país, de um movimento conhecido como otimismo pela educação.
Em relação ao pensamento pedagógico brasileiro, julgue o item subsequente.

No período compreendido entre a década de 30 e a de 60 do século passado, a educação brasileira foi influenciada pelo pensamento da escola nova, cujos partidários defendiam a laicidade da educação pública.