Simulado: Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

207 resolveram
66% acertos
Médio
4 gabaritaram
60 ótimo
123 bom
24 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57198. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A abordagem behaviorista clássica enfatiza o papel do ambiente no desenvolvimento dos organismos, a partir dos comportamentos manifestos e mensuráveis. 

2Questão 57199. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

Para a teoria behaviorista, os eventos internos que ocorrem na mente do indivíduo não devem ser levados em consideração, uma vez que não auxiliam o professor a resolver os múltiplos problemas de sala de aula.

3Questão 57200. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A concepção cognitivista enfatiza os processos internos por meio dos quais o mundo exterior é representado dentro do organismo humano.

4Questão 57201. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte. 

A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.

5Questão 57202. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Nessa concepção teórica, a aprendizagem eficiente está condicionada à robustez do estímulo.

6Questão 57203. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

O behaviorismo postula que a aprendizagem é alcançada por meio da repetição.

7Questão 57204. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Na concepção de Skinner, a aprendizagem é uma resposta a estímulos internos.

8Questão 57205. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

Os métodos de ensino devem ser pautados por processos de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas. 

9Questão 57206. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

Acerca do behaviorismo skinneriano e de seus pressupostos, julgue o item a seguir. 

A instrução programada é um método fundamentado na abordagem skinneriana de aprendizagem.

10Questão 57207. Pedagogia, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Ensino Médio

A abordagem cognitiva para o ensino de ciências se apoia nas teorias cognitivistas que influenciaram a pesquisa e a prática de ensino e aprendizagem de ciências, especialmente a partir da década de 70 do século passado. As teorias cognitivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky são a base que sustenta os pressupostos dessa abordagem que, em linhas gerais, propõe que o conhecimento seja construído individualmente e socialmente na relação dos sujeitos com o mundo e com os demais sujeitos e dentro de contextos sociais e culturais determinados.

Internet:  (com adaptações).

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativo à metodologia de ensino de ciências.

O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.