Psicologia Genética (Piaget) - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Psicologia Genética (Piaget) - Exercícios com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Psicologia Genética Piaget, CESPE, Médio

327 resolveram
79% média
Fácil
66 gabaritaram
226 Ótimo
75 Bom
25 Regular
1 Péssimo
Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Os  estudos  de  Piaget  não  consideraram  a  inteligência  humana  como  representativa  de  um  processo  de  adaptação biológica.
Considerando os métodos, as estratégias e as concepções de  avaliação utilizados nos processos de ensino‐aprendizagem,  julgue o próximo item.

O  construtivismo  piagetiano  não  consiste  em  um  método, mas em uma concepção.
Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Na perspectiva piagetiana, o desenvolvimento humano  é definido por uma sucessão de estágios vinculados ao  surgimento de novas estruturas.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Na perspectiva de Piaget, é papel do educador provocar situações-problema que promovam novas assimilações pelos aprendizes. 
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.

Logo ao nascer, no âmbito familiar, a brincadeira já se inicia como uma atividade infantil.
Teóricos como Piaget e Vygotsky evidenciaram que a criança se desenvolve na interação com o meio histórico-cultural em que vive. Considerando essa informação e tendo em vista que a criança precisa do outro, da natureza e da inter-relação possível entre esses elementos, julgue o próximo item.

Brincar é imprescindível na infância, pois é nessa ação que a criança elabora sua forma de estar no mundo, vivencia o lúdico e desenvolve sua potência de criação. Essa experiência proporciona aprendizagem e desenvolvimento.
Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.