Simulado: Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural - Exercícios com Gabarito

10 questões | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

291 resolveram
60% acertos
Médio
9 gabaritaram
56 ótimo
175 bom
60 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1 Questão 57218 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Vygotsky  desenvolveu  o  conceito  de  zona  do  desenvolvimento  proximal,  que  diz  respeito  ao  desenvolvimento das capacidades individuais por meio  da colaboração de indivíduos mais especializados.

2 Questão 57219 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

O pensamento vygotskyano defende a origem social dos  processos psicológicos superiores.

3 Questão 57220 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Ao longo do desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas superiores aparecem duas vezes, em dois níveis: primeiramente, dentro da criança, como categoria intrapsicológica, e depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.

4 Questão 57221 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.

5 Questão 57222 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Vygotsky concedeu um novo status epistemológico às atividades humanas, mostrando que, mais importante do que a linguagem, são os processos de pensamento.

6 Questão 57223 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.

7 Questão 57224 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.

8 Questão 57225 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.

9 Questão 57226 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.

10 Questão 57227 | Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Ensino Médio

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana. 

Deixe seu comentário (0)

Seja o primeiro a comentar!