Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural - Exercícios com Gabarito

Responda as 10 questões abaixo (Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural - Exercícios com Gabarito). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Vygotsky e a Teoria Histórico Cultural, CESPE, Médio

193 resolveram
60% média
Regular
5 gabaritaram
34 Ótimo
120 Bom
39 Regular
0 Péssimo
Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

Vygotsky  desenvolveu  o  conceito  de  zona  do  desenvolvimento  proximal,  que  diz  respeito  ao  desenvolvimento das capacidades individuais por meio  da colaboração de indivíduos mais especializados.
Quanto aos estudos  teóricos sobre as bases psicológicas da  aprendizagem, julgue o seguinte item.

O pensamento vygotskyano defende a origem social dos  processos psicológicos superiores.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Ao longo do desenvolvimento cultural da criança, as funções psicológicas superiores aparecem duas vezes, em dois níveis: primeiramente, dentro da criança, como categoria intrapsicológica, e depois, entre as pessoas, como categoria interpsicológica.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

O conceito de zona de desenvolvimento proximal é definidor das funções que já amadureceram e que são importantes para a aprendizagem dos indivíduos. Corresponde, portanto, ao que se pode considerar como desenvolvimento em seu sentido completo.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Vygotsky concedeu um novo status epistemológico às atividades humanas, mostrando que, mais importante do que a linguagem, são os processos de pensamento.
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Para Vygotsky, o aprendizado orientado para níveis de desenvolvimento que já tenham sido atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

O objetivo da educação, na perspectiva vygotskyana, é o desenvolvimento de uma consciência construída culturalmente.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Objetivos instrucionais, sequenciamento de passos e reforço de aprendizagem são etapas básicas da teoria de aprendizagem vygotskyana. 

Veja também...