Exercícios Temas Contemporâneos com Gabarito - Pedagogia

Responda as 10 questões abaixo (Exercícios Temas Contemporâneos com Gabarito - Pedagogia). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

10 questões Pedagogia, Temas Contemporâneos, Médio

35 resolveram
40% média
Difícil
1 gabaritaram
1 Ótimo
15 Bom
15 Regular
4 Péssimo
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a
Segundo Kupfer, em sua obra "Violência da educação ou educação violenta?", o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam,
Segundo Costa & Silva, perante a lei, as drogas são divididas em dois grandes grupos: drogas lícitas e drogas ilícitas. Assinale a alternativa correta em relação aos conceitos e características atribuídos ao tema pelos autores.
Para SILVA (2010, p. 166) “nem todas as situações de violência que ocorrem nas escolas podem ser creditadas como sendo bullying. Por isso, para evitar equívocos na avaliação e no encaminhamento dos casos, devemos sempre considerar os critérios essenciais para efetuar o diagnóstico de bullying”.

Consideram-se critérios para o diagnóstico de bullying, segundo a autora:

I – A vítima tem que ser alvo de ataques de maneira repetitiva durante um determinado período de tempo. Isso corresponde a, no mínimo, duas vezes durante o ano letivo.
II – Os ataques não têm qualquer motivação que possam justificá-los.
III – Sempre existe um desequilíbrio de poder entre o agressor e a vítima, o que impede a defesa desta e a faz mobilizar uma série de sentimentos desagradáveis em torno da situação.
IV – Os ataques têm sempre características de violência material e física.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:
Segundo SILVA (2010, p.162), as escolas no enfrentamento do bullying, precisam desenvolver ações efetivas, tais como:

I – Informar a família da vítima, após atendimento coletivo, para que a mesma busque meios legais de registro do fato ocorrido e sanções previstas na legislação.
II – Reconhecer a existência do bullying (em suas diversas formas) e tomar consciência dos prejuízos que ele pode trazer para o desenvolvimento sócioeducacional e para a estruturação da personalidade de seus estudantes.
III – Capacitar seus profissionais para a identificação, o diagnóstico, a intervenção e o encaminhamento adequado de todos os casos ocorridos em suas dependências.
IV – Realizar a coleta de informações sobre o caso identificado, por meio de atendimentos coletivos dos alunos envolvidos no bullying.
V – Conduzir o tema a uma discussão ampla, que mobilize toda a sua comunidade (e seu entorno) para que estratégias preventivas e imediatas sejam traçadas e executadas com claro propósito de enfrentar a situação.

Assinale a alternativa CORRETA, segundo a autora:
Leia o texto abaixo:

“(...) também conhecida por timidez patológica, sofre de ansiedade excessiva e persistente, com temor exacerbado de se sentir o centro das atenções e de estar sendo julgado e avaliado negativamente. Assim, com o decorrer do tempo, tal indivíduo passa a evitar qualquer evento social, ou procura esquivar-se deles, o que traz sérios prejuízos em sua vida acadêmica, profissional e afetiva” (SILVA, 2010. p.27).

Neste fragmento de texto, Ana Beatriz Barbosa Silva indica uma das consequências psíquicas e comportamentais da vítima de bullying. Assinale a alternativa CORRETA que identifica a consequência acima descrita pela autora:
A violência assola a sociedade brasileira dentro dos espaços educacionais. O bullying, termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados em uma relação desigual de poder, por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, se apresenta como normalidade no convívio social.

É preciso um fazer pedagógico que tenha o objetivo de ensinar a todos e a cada um, pautado no respeito, direitos humanos, ternura, diálogo, solidariedade e esperança na busca do convívio promissor, orientador das energias vitais e cognitivas de alunos, professores, comunidades, grupos e famílias – sendo que estas devem ser o primeiro laboratório de resolução não violenta de conflitos – para o qual é necessário qualificar a capacidade de escuta e percepção dos valores envolvidos na comunicação.

Essa pedagogia já existe e é denominada pedagogia do(a):
No que se refere à relação entre escola e família, assinale a opção correta.
Considere as afirmativas sobre os princípios de prevenção no ambiente escolar do uso de drogas ilícitas e marque a alternativa correta:

I. O planejamento deve envolver a integração de representantes dos diferentes segmentos da escola: diretores, coordenadores, professores, funcionários, estudantes, família e comunidade.
II. As intervenções devem ser projetadas para reduzir fatores de risco de abuso de drogas e aumentar fatores de proteção à saúde.
III. O conteúdo deve abranger as diferentes formas de abuso de drogas e dar prioridade às mais consumidas na comunidade.
Marque a alternativa que não pode ser considerada uma estratégia de prevenção ao uso de drogas na escola:

Veja também...