Simulado A Formação Continuada do Professor - Testes com Gabarito

Simulado com 10 Questões de Pedagogia (A Formação Continuada do Professor). Prova com Exercícios de Ensino Médio com Gabarito.

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  • 1 - Questão 57248.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A formação continuada representa parte importante da formação docente e compreende dimensões coletivas, organizacionais e profissionais que visam repensar o processo pedagógico e os saberes que a orientam. De acordo com a Resolução CNE/CP n. 02/2015 (Brasil, 2015b), a formação continuada é constituída por
  • 2 - Questão 57249.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na escola e na formação continuada dos professores no contexto escolar. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações abaixo.

    I Na pesquisa-ação de caráter experimental, a observação participante é uma técnica a ser usada, uma vez que ela está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador.
    II A pesquisa-ação supõe a participação dos sujeitos como investigadores ou como participantes ativos da investigação no contexto escolar.
    III A pesquisa-ação, no paradigma qualitativo, pode ser um método heurístico para gerar teoria baseada na prática.
    IV Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação é representado como uma sequência linear de etapas independentes uma da outra.

    Das afirmações, estão corretas
  • 3 - Questão 57250.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • Weisz (2000) faz uma retrospectiva histórica sobre a formação continuada dos docentes e as ações dos sistemas de ensino voltadas a essa questão. Com fundamento nas idéias da autora, é correto afirmar que
  • 4 - Questão 57251.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • Para Ferreira (2002, p.179) “a formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar é uma das responsabilidades do supervisor pedagógico”.
    No plano de desenvolvimento da Escola X de Educação Básica está prevista a realização de um projeto para a formação continuada dos professores. Algumas condições são necessárias para que o supervisor dessa escola possa integrar-se ao planejamento desse projeto.

    Avalie as afirmações sobre essas condições.
    I. Criação do cargo de técnico da educação para legitimar a ação supervisora centrada na formação dos professores.
    II. Informações sobre aspectos legais da formação de professores, seus limites e possibilidades para o uso na otimização do projeto.
    III. Conhecimento das concepções que embasam as práticas usuais dos professores e dos fundamentos teórico-metodológicos de práticas inovadoras.
    IV. Levantamento das dificuldades no cotidiano da prática pedagógica para o delineamento de mecanismos que permitam o planejamento de ações formativas.

    Está correto apenas o que se afirma em 
  • 5 - Questão 57252.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. De acordo com o seu artigo 9º, a formação inicial para os profissionais do magistério para a educação básica se dá por meio de:
  • 6 - Questão 57253.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A legislação em vigor prevê a oferta de cursos de formação inicial e continuada para profissionais que atuam no magistério. Conforme Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, as atividades do magistério englobam:
  • 7 - Questão 57254.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A multidimensionalidade do processo educacional requer, do docente, decisões complexas e diversificadas, de natureza pedagógica e política, que, em grande parte, extrapolam o espaço escolar. Tardif, Lessard e Lahaye (1991) defendem quatro saberes docentes imprescindíveis ao profissional docente. Os saberes que se reportam, por um lado, a determinados conhecimentos que não auxiliam diretamente o docente a ensinar, mas, por outro, o informam a respeito de várias facetas ligadas à sua ocupação ou à educação em geral, são os saberes docentes:
  • 8 - Questão 57255.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • Bruna é professora, tendo concluído sua graduação em Letras (licenciatura plena) e, posteriormente, realizado Especialização Lato Sensu na área de Educação. Nos termos da Lei nº 220/2010 do município de Cuiabá, ela será classificada como professora:
  • 9 - Questão 57256.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • A formação docente tem se constituído cada vez mais em uma temática prioritária e de grande potencialidade nos sistemas educativos. Entretanto, embora existam diferentes tendências e perspectivas, sobre os princípios, é incorreto afirmar que:
  • 10 - Questão 57257.   Pedagogia - A Formação Continuada do Professor - Nível Médio
  • As metas do Plano Nacional de Cultura – PNC – consolidam o futuro que se almeja alcançar até 2020 e consistem na interseção entre as ações culturais demandadas pela sociedade, o compromisso de diferentes instâncias do poder público e a garantia de recursos materiais disponíveis para viabilizá-las. Tendo em vista essas metas, relacione-as corretamente com o que se diz a respeito delas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

       Coluna I 
    1. 37% dos municípios brasileiros com cineclube
    2. 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de comunicação para a cultura
    3. 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada
    4. 110 territórios criativos reconhecidos

        Coluna II
    ( ) Objetiva incentivar e fomentar a comunicação da cultura e sua diversidade em várias mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções comunicacionais, artísticas e culturais alternativas não inseridas na indústria cultural.
    ( ) Além da difusão da produção audiovisual, podem também receber e exibir resultados de experimentações, manifestações de videoarte, videodança, arte digital, novas mídias, entre outros.
    ( ) A efetivação desta meta está baseada na cooperação firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação (Portaria Normativa Interministerial nº1, de 04 de outubro de 2007).
    ( ) As ações relacionadas a essa meta compreenderão uma rede virtual de interlocução, interação e de compartilhamento de experiências, ideias e melhores práticas para o desenvolvimento cultural e socioeconômico.

    A sequência correta, de cima para baixo, é:

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