Vigilante Penitenciário - Português - SEAP GO - 2014

Responda as 6 questões abaixo (Vigilante Penitenciário - Português - SEAP GO - 2014). Ao terminar, clique no botão para ver sua nota e o gabarito. Boa prova!

6 questões Português, Vigilante Penitenciário, SEAP GO, Médio

72 resolveram
46% média
Difícil
5 gabaritaram
8 Ótimo
28 Bom
24 Regular
12 Péssimo
A Idade e o Crime

As pesquisas têm indicado que a maioria deseja que a idade da responsabilidade penal seja diminuída. Trata-se da idade a partir da qual uma pessoa deve cumprir uma pena criminal pelo delito praticado. Desde 1921, esta idade, no Brasil, é de 18 anos. Da mesma forma, há uma tendência para a instituição da pena de morte. Isto significa que a população está acuada pela criminalidade que a impunidade está na sua base, inclina-se para uma solução que lhe parece mais adequada.
Ora, todos os que estudaram Direito aprenderam de seus professores que a pena criminal tem três finalidades: ela é intimidativa, pois a prisão de um criminoso dissuade outro; a segunda finalidade é o efeito recuperativo, tende a reeducar aquele que errou; a terceira reside no castigo, na retribuição, no pagamento do mal com o mal (...).

Viana, Gonçalves. Compreensão e Produção de Textos de Luiz Marques de Souza e Sérgio Waldeck de Carvalho, Vozes, p. 118 -119.

Em relação ao texto descrito, marque a proposição CORRETA.
Marque a alternativa CORRETA em relação ao processo de formação do vocábulo desalmado.
Indique a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino.
Marque a alternativa CORRETA quanto à ortografia.
Assinale a alternativa em que todas as palavras devem receber acento gráfico por serem incluídas na regra das paroxítonas.
Assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação CORRETA.