Simulado: A Educação como Processo de Construção Histórica - Exercícios com Gabarito

10 questões Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (A Educação como Processo de Construção Histórica - Exercícios com Gabarito). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

85 resolveram
29% acertos
Difícil
1 gabaritaram
1 ótimo
11 bom
54 regular
19 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57391. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Com relação aos principais marcos da História da Educação, analise as afirmativas a seguir.

I. Na Constituição de 1891, a União ficou responsável apenas pela Educação no Distrito Federal.
II. Na década de 1920, surgiu uma grande geração de educadores: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, que divulgaram o Manifesto dos Pioneiros em 1932.
III. A Lei nº 5.692/71 estabeleceu, como matérias obrigatórias do currículo, a Educação Moral e Cívica, os Programas de Saúde e o Ensino Religioso.

Está correto o que se afirma em

2Questão 57392. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Tendo em vista os estudos históricos sobre a relação entre a educação escolar e a formação profissional no Brasil, é verdade que:

3Questão 57393. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

A educação escolar no período colonial teve três fases que, respectivamente, foram educação jesuítica, reforma pombalina e período de D. João VI. Dentes essas três fases, a partir de 1979, o Estado assumiu a educação no Brasil e em Portugal. No Brasil foi instituída as “aulas régias” com o desaparecimento do curso de humanidades, que nada mais eram aulas avulsas de:

I. latim.
II. Ratio Studiorum.
III. canto orfeônico.
IV. grego.
V. filosofia.
VI. retórica.

Qual das alternativas a seguir está CORRETA?

4Questão 57394. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Uma das experiências mais importantes em radiodifusão educativa no Brasil, criado pela Igreja Católica na década de 60 e que se propunha desenvolver programa de alfabetização, se deu a partir da (do):

5Questão 57395. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:

1. O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.
2. Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.
3. Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.
4. Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.

Assinale a alternativa correta.

6Questão 57396. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

A educação pode assumir diferentes papéis. Para Jorge Larrosa (2013), seu papel é

7Questão 57397. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceleração das transformações técnico-científicas”. Considerando o aspecto educacional, faça a relação entre as revoluções científicas e tecnológicas da modernidade, segundo os autores acima citados:

I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII)
II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX)
III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX)

( ) Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico, da escala de produção, da organização do processo produtivo, da centralização do capital, da organização do processo de trabalho e da qualificação dos trabalhadores.
( ) Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes (escolas técnicas, bem como operário padrão).
( ) Demanda qualificação simples (trabalho simples), o que leva o trabalhador a perder o saber mais global sobre o trabalho.
( ) Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho ao mesmo tempo que promove a sua padronização e desqualificação.
( ) Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

8Questão 57398. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Na discussão sobre os antecedentes históricos das decisões curriculares, Mello (2014, p.06) pontua que “a revisão da relação entre educação básica e educação profissional foi outro dispositivo importante da LDB 5692/1971. Até então separadas por caminhos escolares totalmente distintos, com o ginásio e o colégio profissional reservado aos de ‘menores posses’, essas duas modalidades de formação foram englobadas numa mesma organização curricular”. Das consequências desta nova orientação listadas abaixo, qual NÃO se aplica a realidade da época:

9Questão 57399. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Assinale a alternativa que corresponde ao documento, elaborado no contexto da Primeira República, no intuito de combater o modelo de escola elitista e acadêmica tradicional, em defesa de uma escola obrigatória, pública, gratuita e leiga como dever do Estado.

10Questão 57400. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, Ensino Médio

Quanto à história, à legislação e ao funcionamento da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil NÃO está correto o que se afirma em: