Simulado: A Educação como Processo de Construção Histórica - Exercícios

10 questões Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Responda as 10 questões do simulado abaixo (A Educação como Processo de Construção Histórica - Exercícios). Ao terminar a prova, clique em corrigir para ver o gabarito.

66 resolveram
73% acertos
Fácil
4 gabaritaram
30 ótimo
33 bom
3 regular
0 péssimo
Dados estatísticos de usuários que resolveram este simulado.

1Questão 57401. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

2Questão 57402. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

Na escola observam-se espaços, tempos, papéis sociais, relações de poder e de trabalho decorrentes de convenções sociais e históricas que consolidam rotinas organizacionais que perpassam diversas gerações.

3Questão 57403. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Com relação à influência do contexto sociocultural nas tendências pedagógicas, julgue o item a seguir.

No Brasil, há autores que consideram que as principais tendências pedagógicas pertencem a duas categorias: as liberais, em uma perspectiva mais democrática de educação, e as progressistas, fundamentadas em uma análise crítica da sociedade. A adoção tanto de uma quanto de outra categoria nos sistemas de ensino brasileiros resultou na superação do modelo que reproduz a divisão social do trabalho.

4Questão 57404. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Quanto ao planejamento e à organização do trabalho pedagógico, julgue o item subsecutivo.

Um ponto prescindível do planejamento escolar é a filosofia que se pretende adotar para a educação que se quer oferecer, considerando o conjunto de princípios que evidenciam o valor da pessoa e da escola na sociedade.

5Questão 57405. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Com relação aos métodos e às técnicas de ensino, julgue o item a seguir.

As técnicas de ensino podem contribuir para uma educação emancipadora, criativa e inovadora.

6Questão 57406. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A partir das constatações da teoria do capital humano, em meados da segunda metade do século XX, vários países, especialmente aqueles em desenvolvimento, passaram a incluir no discurso governamental e no planejamento educacional a universalização e a qualificação da Educação Básica.

7Questão 57407. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

A partir das constatações da teoria do capital humano, em meados da segunda metade do século XX, vários países, especialmente aqueles em desenvolvimento, passaram a incluir no discurso governamental e no planejamento educacional a universalização e a qualificação da Educação Básica.

8Questão 57408. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Durante o período do Brasil Colônia, a Universidade de Coimbra, em Portugal, foi o principal destino dos jovens brasileiros para a realização de sua formação acadêmica.

9Questão 57409. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue o item seguinte.

Educadores influenciados pelos paradigmas educacionais holonômicos buscam restaurar a totalidade do sujeito individual, o que faz que sua prática pedagógica se alinhe aos paradigmas marxistas.

10Questão 57410. Pedagogia, A Educação como Processo de Construção Histórica, CESPE, Ensino Médio

Considerando que o estabelecimento de uma periodização é uma das questões mais relevantes na realização de estudos históricos a respeito da educação, julgue o item seguinte, relativo à periodização da educação no Brasil segundo diferentes concepções pedagógicas.

O primeiro período, que se estendeu de 1549 a 1759, caracterizou-se pelo predomínio da vertente religiosa da pedagogia tradicional, cujos principais representantes foram os jesuítas.